O engenheiro civil Marcus Vinícius Fernandes Neves, diretor presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), foi eleito por unanimidade para presidir a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Para o cargo de vice-presidente da Aesbe, foi escolhido Ricardo Soavinski, presidente da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), que já ocupa o cargo atualmente.
A eleição foi realizada nesta terça-feira (30), durante a Assembleia Geral Ordinária da associação, que contou com a participação de representantes de 22 Companhias Estaduais de Saneamento.
Vinicius irá comandar a entidade que tem 34 anos de existência, que congrega 26 Companhias Estaduais de Saneamento, e atua em mais de quatro mil municípios brasileiros, o que corresponde a 75% do atendimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no País.
Em seu primeiro discurso, defendeu como prioridade da sua gestão trabalhar o Marco Regulatório do Setor de Saneamento, para que seja construída uma legislação que garanta segurança jurídica e que permita também justiça social.
Ele lembrou que as MPs que perderam validade foram substituídas pelo Projeto de Lei 3261, que já tramitou no Senado em primeira votação e se encontra na Câmara Federal.
“O processo de saneamento é complexo, amplo, mas estou confiante no diálogo e entendimento com os deputados para que cheguemos a um modelo de Marco Regulatório para buscarmos a tão sonhada universalização dos serviços de saneamento e uma melhor prestação de serviços para o povo brasileiro”, afirmou o novo titular da Aesbe.
PB Agora