Maria da Penha Virtual: confira como deve funcionar o aplicativo

PUBLICIDADE

Durante a Semana da Justiça pela Paz em Casa, em João Pessoa, foi lançado nesta terça-feira (21) o aplicativo Maria da Penha virtual, uma inovadora ferramenta destinada a oferecer às mulheres vítimas de violência doméstica um meio mais acessível para solicitar medidas protetivas de urgência.

Rafael Vanderley, gestor do aplicativo, elucidou o funcionamento da plataforma, ressaltando sua praticidade e acessibilidade. O Maria da Penha virtual pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet, como celular ou computador, sem a necessidade de download, evitando ocupar espaço no aparelho ou gerar ícones visíveis na tela.

Ao utilizar o aplicativo, a vítima terá acesso a informações úteis sobre violência doméstica, orientações legais e contatos de serviços públicos que oferecem assistência. A plataforma, atenta à segurança da vítima, não exibe ícones na tela inicial.

O processo de utilização é descomplicado. A vítima preenche seus dados pessoais, como nome, CPF, e-mail, telefone, profissão e endereço. Em seguida, fornece informações sobre o agressor, incluindo nome, profissão, endereço e indicação de fatores de risco, como controle ou envolvimento em atividades criminosas. A vítima relata a violência sofrida, podendo inclusive gravar áudio e anexar seu documento de identidade.

No desfecho, a vítima seleciona uma ou mais medidas protetivas desejadas, como proibição de contato ou aproximação, pedido de pensão alimentícia provisória ou afastamento do agressor do lar. O pedido é encaminhado diretamente para o juizado de violência doméstica e familiar ou a vara criminal competente.

 

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024