Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo, dominando as discussões públicas. Na terça-feira (14), a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) embargou dois quiosques, forçando o seu fechamento. Contudo, a população questiona por que o Bar do Cuscuz, também flagrado cometendo o mesmo delito ambiental, permanece em funcionamento.
Marcelo Cavalcanti, superintendente da Sudema, esclareceu que tanto o Bar do Cuscuz quanto os quiosques cometeram a mesma infração ambiental, lançando esgoto tanto na rede coletora da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) quanto na galeria de água da chuva. Os agentes da Sudema, no entanto, conseguiram bloquear a saída de esgoto do Bar do Cuscuz para a galeria de água da chuva. No entanto, o mesmo não foi possível nos quiosques embargados. Esse seria o motivo pela manutenção dos serviços do estabelecimento.
“Conseguimos bloquear a saída de esgoto do Bar do Cuscuz para a galeria pluvial. Com isso, eles estão utilizando apenas a rede da Cagepa, o que justifica a ausência de embargo. Nos quiosques, a situação foi diferente. Não pudemos permitir o uso da rede coletora. Se fechássemos a saída para a galeria de águas pluviais, o esgoto transbordaria. Por isso, optamos por embargar os estabelecimentos, pois se bloqueássemos a saída para a galeria e eles continuassem operando, o esgoto seria despejado na areia da orla ou na calçada, ficando exposto”, explicou Marcelo Cavalcanti.
Redação
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…