Inovar para muitos pode parecer algo caro ou inacessível. Na Paraíba, o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) prova o contrário, com soluções simples e de baixo custo para micro e pequenas empresas (MPE). Em mais uma etapa de execução, mil empreendimentos paraibanos serão atendidos até setembro de 2013. A iniciativa será lançada nesta terça-feira (10), às 19h, no auditório do Centro de Educação Empreendedora do Sebrae, em João Pessoa.
Nesta nova edição, o programa expande as ações para três regiões da Paraíba, com 20 agentes de inovação e atendimento a setores produtivos. Nos últimos dois anos, o ALI atendeu 1,4 mil empresas dos setores comércio varejista, indústria de alimentos e pequenos restaurantes.
Segundo o gestor do programa ALI do Sebrae na Paraíba, Cláudio Soares, inicialmente o agente vai até a empresa e sensibiliza o proprietário quanto à adesão ao projeto. Em seguida, é realizado um diagnóstico sobre os pontos positivos e negativos identificados no negócio. Por fim, é montado um plano de ação para o desenvolvimento do estabelecimento, quando o empresário e o agente assinam um termo de compromisso. Durante dois anos, a empresa será acompanhada e monitorada para que possa, de fato, colocar em prática as ações propostas.
Para a administradora da farmácia de manipulação Roval, em João Pessoa, Elisângela Gomes dos Anjos, o sucesso do empreendimento deve-se também às consultorias dos agentes, que ofereceram soluções e estratégias para o bom desempenho da empresa. A Roval foi atendida pelo ALI em 2012 e obteve resultados importantes por meio de todo um planejamento estratégico do ano anterior.
No lançamento do programa será apresentada a palestra Gestão da Inovação, sobre tendências e oportunidades para as MPE, com o doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Hélio Gomes de Carvalho.
Agência Sebrae