Ministério do Turismo inclui João Pessoa e Campina Grande entre as Cidades Criativas do Brasil

PUBLICIDADE

O Ministério do Turismo destacou João Pessoa e Campina Grande entre as principais Cidades Criativas do Brasil, em reconhecimento às significativas contribuições nos campos cultural e criativo. Esse destaque visa promover o potencial dessas cidades nas áreas de artesanato, arte popular e mídia.

João Pessoa foi reconhecida pela Unesco como capital criativa devido à sua rica arte popular e artesanato. Por outro lado, Campina Grande se destaca na arte midiática, que inclui arte digital, sonora, realidade virtual e aumentada, arte web, videojogos, robótica, fotografia digital e cinema.

Esse título conferido pelo Ministério do Turismo não apenas celebra o potencial criativo dessas cidades, mas também as coloca como destinos turísticos de importância nacional e internacional.

Desde seu lançamento em 2004 pela Unesco, a Rede de Cidades Criativas visa promover a cooperação entre cidades que enxergam a criatividade como essencial para o desenvolvimento urbano e turístico sustentável. O projeto engloba localidades reconhecidas em um ou mais dos sete pilares da indústria criativa e cultural: artesanato e artes folclóricas, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música.

O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, ressalta que são 14 cidades criativas reconhecidas mundialmente. “João Pessoa e Campina Grande têm um patrimônio cultural e criativo incrível, e ter o título de Cidades Criativas destaca o nosso compromisso em promover e preservar nossa arte popular e artesanato, elementos fundamentais da nossa identidade cultural”, reforçou.

Já o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Miguel Ângelo, acrescentou: “O título de cidade criativa representa um diferencial competitivo importante para os destinos que recebem esse reconhecimento”.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024