Ministério Público Federal investiga paralisação da Operação Carro-Pipa na Paraíba

PUBLICIDADE

O Ministério Público Federal (MPF), através da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) na Paraíba, está apurando possível paralisação da Operação Carro Pipa no estado por corte de verbas.
A paralisação do programa no Nordeste em novembro pode impactar o abastecimento de água de mais um milhão e meio de famílias na região. Só no estado, mais de 272 mil paraibanos podem ser afetados.
O Programa Emergencial de Distribuição de Água (Operação Carro-Pipa) foi implementado há mais de 20 anos, por intermédio de uma cooperação técnica e financeira mútua entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa.

Os recursos disponibilizados pelo MDR até o momento, de acordo com o Exército Brasileiro, permitiram a execução da Operação na sua plenitude até o dia 16 de novembro. O Exército Brasileiro informou ainda que aguarda nova descentralização de recursos para que seja retomada a distribuição rotineira de água.

Diante dessa realidade, a procuradora da República Janaina Andrade expediu ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) solicitando no prazo de 10 dias úteis informações sobre a situação da Operação Carro Pipa no estado, especialmente, se e quando houve paralisação no mês de novembro.

Um ofício também foi expedido para a Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Estado da Paraíba (Seirhma), solicitando que o órgão informe se foi comunicado pelo MDR sobre a eventual paralisação da operação em novembro.

O MPF também agendou reunião com os dois órgãos e convidou os representantes das bancadas de parlamentares federal e estadual da Paraíba, além da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), para debater o assunto no dia 13 de dezembro.
A decisão do governo de interromper a Operação Pipa no Nordeste e que leva água a comunidades afetadas com a longa estiagem, deixou preocupado a bancada paraibana. Os parlamentares estão se mobilizando no sentido de conseguir os recursos que assegurem a retomada imediata da operação.

Coordenador da bancada paraibano no Congresso, o senador eleito Efraim Filho (União Brasil) se manifestou sobre a suspensão da Operação, e disse que os parlamentares estão tentando resolver a questão.
A senadora Daniella Ribeiro (PSD) usou a tribuna do Senado Federal para fazer um apelo ao Governo Federal para que a operação carro-pipa seja retomada no Nordeste. O serviço que atende cerca de 1,6 milhão de pessoas em oito estados nordestinos foi suspenso pelo Governo Federal no início da semana.


O Ministério informou que os recursos para a volta da Operação Carro-Pipa na Paraíba devem ser liberados na próxima semana pelo Tesouro Nacional. A pasta reconheceu que houve a falta de verbas para a manutenção do serviço, mas já trabalhou junto ao Ministério da Economia para normalizar a distribuição.

O coordenador da Defesa Civil de Campina Grande, Ruiter Sansão, disse que a a suspensão, motivada pela falta de recursos,, vai causar danos a população que depende da água para sobreviver;
“Houve a limitação dos recursos federais que são utilizados na resposta ao desastre da seca que atinge a região do Semiárido brasileiro. Essas demandas tendem a aumentar nesse período, principalmente no verão que está se aproximando, e recairá nos municípios”, disse.

Em Campina Grande, 62 comunidades que contam com o serviço de pipeiros cadastrados pelo Exército podem ser prejudicadas.

Segundo a Defesa Civil, a água que chega ao município serve para abastecer 48 pontos de distribuição (cisternas) e matar a sede de cerca de 3 mil pessoas que vivem na zona rural.

“Todos os municípios foram pegos de surpresa. Nós temos água de Boqueirão na cidade. Mas 70% da população reside na zona rural. Os pipeiros que abastecem no nosso município são pessoas físicas, ou seja, a operação no nosso município não vai mais acontecer”, lamentou.
Além de levar água para as residências, os pipeiros também abastecem escolas das áreas mais afastadas e não há informação sobre prazo para retorno à normalidade.

PB Agora

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024