Categorias: Paraíba

Ministro atende convite e participa de audiência sobre a Transposição

PUBLICIDADE

 Atendendo um convite do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e a presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba (Codevasf), Kênia Marcelino, participaram, nesta terça-feira (22), da reunião da Comissão Externa da Transposição do Rio São Francisco. Gouveia é relator da comissão, ele tem acompanhado o andamento da obra em visitas aos canteiros de obras e, além da execução do empreendimento, tem se preocupado com a revitalização do rio, tema que também foi discutido na audiência.

 

A transposição beneficiará 390 municípios, nos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.O ministro afirmou que Projeto de Integração do Rio São Francisco é uma prioridade do Governo Federal. Ele relatou que a atual execução física do empreendimento ultrapassa os 90% concluído, conforme dados de outubro deste ano, sendo 91,25 % no Eixo Norte e 90,27 % no Eixo Leste. “Até o momento, cerca de 90,5% das obras estão concluídas”, disse Barbalho. Ele garantiu que a obra será concluída em 2017.

 

Rômulo Gouveia (PB), alertou que a região de Campina Grande (PB) e mais 19 municípios sofrem com a falta de abastecimento de água. “Em várias audiências naquela área, a bancada da Paraíba tem se mostrado muito vigilante diante da gravidade de um possível colapso na região, onde residem mais de um milhão de habitantes. Agora há uma perspectiva muito firme de chegada da água até abril com a conclusão das obras do eixo leste até dezembro”, disse.

 

De acordo com o Ministério, a obra possui em torno de 5,6 mil trabalhares nos dois eixos. São mais de 2,5 mil máquinas em operação ao longo dos 477 quilômetros de extensão do empreendimento.

 

Entre os temas discutidos na audiência, esteve o relatório do Tribunal de Contas da União que realizou monitoramento resultantes de auditoria operacional que avaliou o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), com foco nas ações de recuperação e controle de processos erosivos. A auditoria apontou ausência de coordenação das iniciativas de recuperação e controle de processos erosivos, assim como baixo volume de investimentos nas ações de revitalização, insuficientes para reverter o quadro de degradação da Bacia.

 

Rômulo Gouveia aproveitou para voltar a cobrar celeridade na execução da Transposição e também ressaltou a importância da revitalização da bacia para garantir a vitalidade do Rio e a quantidade necessária para abastecer os dois eixos da transposição.

 

 

 

Assessoria

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Resultados do 2º Turno em JP e CG devem ser divulgados até às 19h do domingo, avalia TRE-PB

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)avalia que os resultados do 2º turno das eleições…

23 de outubro de 2024

Citado como opção, Cícero evita futurologia sobre eleições 2026 e reforça foco em João Pessoa: “Meu projeto é cuidar da cidade”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), descartou, por enquanto, qualquer intenção de disputar…

23 de outubro de 2024

Mídia nacional destaca elogio de Arthur Lira a Hugo Motta, mas presidente da Câmara não fala em sucessão

Em reportagem do jornal Correio Braziliense de ontem (22), foi destacado em um evento do…

23 de outubro de 2024

João comemora crescimento de Jhony na reta final da campanha e projeta vitória: “População dará a resposta nas urnas”

Na reta final da campanha eleitoral, o governador João Azevêdo (PSB) expressou otimismo com o…

23 de outubro de 2024

Eleições: João Pessoa manterá ônibus gratuito e todas as linhas em circulação no próximo domingo

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições 2024, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana…

23 de outubro de 2024

Secretário destaca importância da Calçada da Fama para reconhecer ídolos do esporte paraibano

O secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer da Paraíba (SEJEL), Lindolfo Pires, afirmou…

23 de outubro de 2024