O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga volta a cumprir agenda na Paraíba na próxima segunda-feira. Dessa vez a programação acontecerá na Cidade de São José da Lagoa Tapada, no Sertão do Estado.
Conforme o prefeito, Claudio Antônio, o ministro será recebido na entrada da cidade pelas autoridades locais às 9h, depois segue até o Ginásio Poliesportivo, “O Hamiltão”, onde acontecerá a solenidade. Logo após o ministro seguirá a cavalo para o Posto Médico da Comunidade Mandioca para fazer vacina.
Em seguida, haverá recepção ao auxiliar do governo federal na Fazenda Mandioca de propriedade do prefeito, Claudio Antônio.
Segundo a Secretária de Saúde de São José da Lagoa Tapada, Dra. Carmem Suzana, o objetivo da vinda do Ministro da Saúde do Governo Bolsonaro é conhecer melhor o trabalho executado no Programa Previne Brasil, que neste ano ficou em entre os 10 Municípios do País, e no 1º na Paraíba.- Estamos muito felizes com todo esse resultado positivo que a Saúde vem dando ao Município. Devemos muito a nossa Equipe de trabalho dedicada, e, ao Prefeito Colorau que não tem medido esforço para implantar uma saúde moderna, e eficaz a toda população. A vinda do Ministro a nossa Cidade só coroa o nosso labor, comentou Dra. Carmem Suzana.
Previne Brasil
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas. As informações são do portal Repórter PB