Categorias: Paraíba

Ministro de Cuba recebe delegação e diz querer calçados da PB

PUBLICIDADE

O ministro do Comércio Exterior e Investimentos Estrangeiros de Cuba, Rodrigo Malmierca Diáz, afirmou que seu Governo está de braços abertos para estabelecer relações comercias que beneficiem Cuba e o Brasil. Particularmente em relação à Paraíba, o ministro disse que Cuba tem interesse em estimular a compra de calçados paraibanos para abastecer o mercado interno, que tem grande demanda.

Na tarde desta segunda-feira (19), o ministro Rodrigo Malmierca recebeu o governador Ricardo Coutinho e a delegação paraibana que se encontra em Cuba com objetivo de conhecer as oportunidades do país e iniciar relações comerciais com o país caribenho. O governador Ricardo Coutinho avaliou o encontro como um começo para estreitar as relações entre a Paraíba e Cuba.

“Estamos aprendendo sobre Cuba e plantando sementes para colhermos em forma de desenvolvimento lá na frente. Existem muitas semelhanças no povo, na música, na cultura, no clima, e espero que esse seja um bom começo de uma relação duradoura, efetiva e boa tanto para Cuba como para a Paraíba”, destacou Ricardo.

O interesse de Cuba nos calçados paraibanos animou os empresários do setor calçadista que integram a missão comercial Paraíba-Cuba, João Bosco Florêncio (Jotabê Indústria e Comércio de Calçados), Airton Figueirêdo (Indústria e Comércio de Calçados Jusceman), Eduardo Almeida Souto (Calçados Hawaí) e José Saad Filho (Samara Calçados Infantis).

Somente duas empresas brasileiras, uma delas as sandálias Havaianas, localizada na Paraíba, distribuem calçados para Cuba. De acordo com o ministro do Comércio Exterior, este é um grande momento para estreitar as relações entre Cuba e o Brasil, tanto pela atualização do sistema econômico como pelo crescimento da indústria de Cuba, e também pelas características similares com o Nordeste brasileiro.

Ele citou a necessidade de modernização para o melhor aproveitamento do setor sucroalcooleiro e tomou conhecimento que a Paraíba possui tecnologias nesse setor. Malmierca destacou o desenvolvimento da indústria farmacêutica de Cuba e a intensificação da transferência de tecnologia na área de saúde para o Brasil como, por exemplo, a medicação contra o pé-diabético. “Estaremos recebendo esta semana o ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e vamos construir uma parceria na área de saúde que beneficie os dois países”, ressaltou Malmierca.

Saúde – O governador Ricardo Coutinho demonstrou interesse na compra de medicamentos desenvolvidos pelo Centro de Biotecnologia de Cuba para tratamento de pé-diabético e câncer do pulmão. Ele destacou que as duas doenças registram grande incidência na Paraíba e a contrapartida desse investimento seria importante na redução do número de amputações e no tempo do tratamento do câncer de pulmão.

Turismo – Ricardo também defendeu o aumento do número de vôos diretos do Brasil para Cuba para estimular o turismo e as oportunidades entre os dois países. O ministro Rodrigo Malmierca destacou o crescimento do turismo em Cuba que este ano recebeu mais de 2 milhões de visitantes devido à boa infraestrutura de hotéis. Disse, entretanto, que é necessário aumentar o fluxo de turistas brasileiros com a inclusão de novos vôos diretos entre os dois países.

Empresários prospectam negócios e pretendem exportar

O empresário Airton Figueiredo, da indústria de calçados Jusceman, vê como uma possibilidade concreta da empresa voltar a fornecer calçados para Cuba. Os fatores culturais e a grande demanda de calçados no país justificam essa confiança no retorno dos negócios. Ele informou que sua empresa já exportou para Cuba, mas acabou deixando devido à queda do Real na época.

“Com a missão comercial estamos fazendo essa prospecção para retomar as vendas e distribuir aqui nossas linhas de calçados, além de ajudar outros empresários a seguirem o mesmo caminho. Estamos retomando contatos com os importadores cubanos e a perspectiva é muito boa”, explicou Airton Figueiredo.

O prefeito de Sousa e empresário Fábio Tayrone destacou que existe uma perspectiva de entrada de empresas paraibanas em Cuba e um mercado aberto para artigos produzidos na Paraíba como calçados, papel, tecnologias do setor sucroalcooleiro e na própria logística de distribuição de alimentos que é precária na ilha.

“A Paraíba ensaia essa parceria de maneira inédita com o próprio governador comandando uma delegação abrindo as portas dos ministérios e embaixada para que os empresários possam identificar as potencialidades de intercâmbio nas áreas de saúde, educação, agricultura e turismo”, completou.

 

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba não receberá tropas federais no 2º turno das Eleições 2024

O estado da Paraíba não contará com tropas federais no segundo turno das eleições de…

23 de outubro de 2024

Paraíba fica de fora da lista dos estados com municípios mais ricos no agronegócio

A Paraíba não figura entre os estados com os municípios mais ricos do agronegócio brasileiro,…

23 de outubro de 2024

‘Superestrela’ do PSB, João Campos cumprirá agenda em Campina Grande para tentar ajudar Dr. Jhony a vencer Bruno

O prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), estará em Campina Grande na próxima sexta-feira…

23 de outubro de 2024

Assaltante comete dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita em menos de cinco minutos

Um assaltante em uma motocicleta realizou dois roubos a postos de gasolina em Santa Rita,…

23 de outubro de 2024

Em baixa: evento de Marcelo Queiroga com Michelle Bolsonaro foi aquém do esperado

O ato público de campanha de Marcelo Queiroga (PL), candidato à prefeitura de João Pessoa,…

23 de outubro de 2024

Coligação de Cícero pede cassação de Queiroga e Queiroz por abuso de poder e fake news na campanha

A coligação "João Pessoa no Caminho Certo", ao qual o candidato a reeleição Cícero Lucena…

23 de outubro de 2024