Durante visita às obras de transposição do Rio São Francisco, em Jati, Sul do Ceará, o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, disse que o trecho que liga o rio ao Estado, será concluído até meados de 2015. E que até o final do próximo ano, ficará pronto o trecho de ligação ao estado da Paraíba.
Além das recentes greves de operários, Teixeira atribuiu os atrasos nas obras a readequações nos contratos de licitação e às chuvas neste ano que atingiram a região do Cariri e o município de Salgueiro (PE).
Quando as obras de transposição foram iniciadas, em 2007, a previsão do Governo Federal era de que seriam finalizadas em 2012. “Tivemos a necessidade de adequar contratos. Alguns contratos não puderam ser aproveitados. E se tentou não fazer nenhum aditivo acima de 25%. Isso fez com que a gente tivesse que relicitar boa parte da obra. Licitamos trechos novos que não tinham ainda sido trabalhados. Então isso atrasou o desenvolvimento da obra”, disse Teixeira.
Quanto à greve que no início deste mês paralisou, por 15 dias, cerca de 500 trabalhadores dos lotes 6 e 7, no município de Mauriti, Teixeira disse que não interferiu no cronograma.
“O prazo de conclusão está dentro do previsto”. E que havendo mais greves o Ministério irá monitorar. Mas ressaltou que “isso é uma negociação entre os trabalhadores e as empresas”.
O Povo