O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, falou sobre os desafios da Governança e Sustentabilidade, durante o Seminário de Governança Sustentável, promovido, na manhã desta sexta-feira (23), pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa. O evento lotou o auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, e contou ainda com outras palestras.
O ministro João Augusto Nardes destacou que administrar pessoas é o grande desafio. “O TCU está liderando esse movimento da governança pública e hoje o Tribunal é um dos órgãos públicos mais avançados do País. As lideranças precisam entender que governança é antes de tudo saber o que está acontecendo – é a capacidade de fazer a gestão, mas ter visão macro, monitorar e entregar os melhores resultados”, concluiu. O ministro falou ainda sobre responsabilidade fiscal, educação, infraestrutura, inclusão social e regional e racionalização do gasto público, como temas que estão relacionados com as boas práticas de governança.
Renata Andrade Santos, presidente da Rede Climática de Sustentabilidade e servidora do Senado, discorreu sobre como é possível promover sustentabilidade ambiental, social e econômica, incentivando práticas responsáveis e inovadoras. Ela fez ainda uma crítica às práticas de governança, questionando se as gestões públicas e sociedade em geral estão contribuindo efetivamente para barrar as mudanças climáticas.
Em seguida, Luis Fernando Pires Machado, professor da Fundação Dom Cabral, especialista em Dados, Indicadores e Índices, falou sobre os fundamentos da transformação ecológica, as mudanças de temperatura em todo o planeta e a importância de os currículos escolares incorporarem a discussão sobre mudança climática. Zulmira Alencar, secretária-geral, no Brasil, da Associação Ibero-Americana de Juristas de Direito do Trabalho e Seguridade Social e membro das Comissões da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, também se pronunciou sobre Governança e Sustentabilidade.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, moderador das discussões, destacou a capacidade de João Pessoa de se credibilizar junto às agências de crédito – que valorizam o compromisso das gestões públicas com o meio ambiente. E reforçou a importância das parcerias. “Nós, como gestão pública, trabalhamos para que tenhamos o máximo de setores da sociedade envolvidos nas questões ambientais e nesse aspecto é importante destacar a importância da parceria com a academia – universidades públicas e privadas. Essa é uma questão de governança que considero fundamental nos nossos processos”, concluiu.
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…