Categorias: Paraíba

Ministro recebe Vital para tratar dos cursos de Medicina e Ciências

PUBLICIDADE

Ministro da Educação recebe Vitalzinho para tratar de fechamento dos cursos de Medicina e Ciências da UFCG

Será na quarta-feira (11) a audiência solicitada pelo deputado federal e candidato a Senador Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB) ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, para tratar do impasse envolvendo o funcionamento dos cursos de Medicina e Ciências da UFCG – campus de Cajazeiras. O assunto veio à tona esta semana, com a ameaça de fechamento dos cursos, o que motivou Vitalzinho a solicitar o encontro.

Na oportunidade, o gabinete do Ministro informou que Fernando Haddad estava em viagem internacional e que, tão logo retornasse, receberia Vitalzinho. Nesta sexta-feira (06) o gabinete de Vitalzinho recebeu a confirmação. Além de Vitalzinho, participarão da audiência o deputado federal e também candidato a Senador Wilson Santiago (PMDB), o governador e candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) e o reitor da UFCG, Thompson Mariz.

“Equívocos” – Vitalzinho conversou com Thompson Mariz sobre o que consideram um equívoco por parte do MEC, para o fechamento do curso de Medicina. “O que vimos foi uma decisão tomada com base em análise documental. Não houve a visita dos técnicos, a conversa com o reitor e diretores da Universidade. Se tivesse ocorrido, o MEC não teria tomado a atitude, o que fez de forma precipitada”, disse Vitalzinho.

Ele lembrou que, a partir da análise documental, os técnicos emitiram um conceito insatisfatório. “Porém, em junho, os técnicos do MEC vieram a Cajazeiras e emitiram três notas em relação aos três aspectos observados: numa escala de zero a cinco, o curso obteve quatro em infra-estrutura, quatro no projeto pedagógico e dois na análise do corpo docente. Mas o MEC não considerou que é o próprio Ministério quem autoriza a contratação de professores”, disse.

Partindo desse pressuposto, afirma Vitalzinho, o MEC não poderia emitir parecer pela impugnação, se ele próprio é quem resolve o problema, causado porque ainda não havia autorizado os professores. Ele lembrou que, quando da visita dos técnicos, o curso tinha 26 professores. “Hoje tem 57 e já solicitou a contratação de mais 26 para completar o quadro. Vamos apresentar os dados do curso e de sua estrutura de funcionamento e mostrar que a impugnação é injusta e, portanto, plenamente solucionável”, afirmou.

Por outro lado, o MEC decretou o fim do curso de Ciências da UFCG, também do campus de Cajazeiras. A UFCG solicitou ao Ministério a divisão do curso em quatro graduações (química, matemática, física e biologia), além da contratação de novos professores para o curso de Medicina, mas teve os pedidos negados. Com a extinção do curso de Ciências e a impugnação do curso de Medicina, o Campus de Cajazeiras da UFCG corre o risco de fechar.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero visita cidade do Cariri a convite de prefeito do União Brasil e volta a ter o nome especulado para as eleições de 2026

O prefeito Cícero Lucena Filho (Progressistas), de João Pessoa, visitou ontem a noite (14), a…

15 de janeiro de 2025

Jovem natural de João Pessoa morre afogado ao tentar ajudar banhistas no litoral de São Paulo

Um jovem turista de 17 anos, sob nome Eliabe Silva Adriano, natural de João Pessoa,…

15 de janeiro de 2025

Saiu a tabela dos grupos da primeira fase da Copa do Nordeste; veja

Esperada por muitos torcedores nordestinos, foi divulgada ontem (14), a relação da primeira fase da…

15 de janeiro de 2025

Saiba como fazer a matrícula na rede municipal de João Pessoa; inscrições vão até 24/01

A partir de hoje (15), a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP)…

15 de janeiro de 2025

Cidade paraibana perderá agência dos Correios em fevereiro; veja onde

Os Correios vão fechar 38 unidades das agências conhecidas como CEM (Correios Empresa). uma dessas…

15 de janeiro de 2025

“Prefiro meu filho preso do que morto”, desabafa mãe de paraibano preso por tráfico de drogas em Paris após meses de sumiço

Após mais de dois meses de angústia e incerteza, Maria de Lourdes do Nascimento, mãe…

14 de janeiro de 2025