Nesta sexta-feira, dia 5 de agosto, é o dia de Nossa Senhora das Neves – Padroeira de João Pessoa e da Paraíba. A programação de encerramento da Festa começa pela manhã:
8h30: Cortejo dos celebrantes, saindo do Mosteiro de São Bento até a Catedral Basílica Metropolitana de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.
9h: Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França.
A programação segue à tarde com uma novidade este ano. A Missa de encerramento da Festa vai ser antes da Procissão, e não depois, como nos anos anteriores. A mudança no horário foi feita, em comum acordo, entre o Administrador Apostólico da Arquidiocese da Paraíba, Dom Genival Saraiva de França, e o Pároco de Nossa Senhora das Neves, Côn. Rui da Silva Braga, para oferecer mais comodidade aos milhares de fiéis que participam do encerramento da Festa da nossa Padroeira. “Antes, para alguns, era cansativo fazer a caminhada à pé e depois parar para assistir à Missa. Agora, acreditamos que fazer a Procissão depois da Missa será mais agradável para os que vierem homenagear Nossa Senhora das Neves”, explica o Pároco.
14h: Recitação do Santo Terço, organizado pelo Terço dos Homens.
15h: Santa Missa de encerramento da Festa, seguida de Procissão.
Celebrante: Dom Genival Saraiva de França.
Palavra final e descerramento dos pavilhões.
“A história da Paraíba e da Capital da Paraíba está vivamente unida a Nossa Senhora das Neves, nesses 431 anos da sua existência. É importante destacar que está na raiz da cidadania paraibana a devoção dos fiéis a Nossa Senhora das Neves. Além de ser conscientemente preservado, esse valor da cidadania e da espiritualidade mariana precisa ser cuidadosamente estimulado junto às pessoas e misericordiosamente transmitido às gerações que se distanciaram ou não se aproximaram de Deus, sob pena de não se construir a ponte da justiça social, da evangelização transformadora, da devoção renovadora”, diz Dom Genival.
A 431ª Festa das Neves tem como tema: “Maria, Filha e Mãe da Misericórdia”.
Ascom