Formado em Direito, Biliu representa a essência do forró na Rainha da Borborema.
Faleceu, nesta segunda-feira (08), o cantor e compositor Biliu de Campina. Desde o último dia 24 de junho, dia de São João, após passar mal e sofrer uma queda, o artista paraibano estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande.
Segundo a produção, a morte do artista foi provocada por uma parada cardiorrespiratória. Por volta das 16h30 desta segunda (8), o Hospital de Trauma de Campina Grande confirmou a informação em uma nota:
“O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande informa, com profundo pesar, o falecimento do cantor e compositor, Severino Xavier de Souza, “Biliu de Campina”, de 75 anos, na tarde desta segunda-feira, às 14h55”.
Após da entrada no hospital, Biliu passou por uma cirurgia e reagiu bem, levando a equipe médica, inclusive, a avaliar o nível de sedação do artista.
Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no dia 3 de julho, o artista precisou passar por uma traqueostomia.
Natural de Campina Grande, Severino Xavier de Souza (Biliu), de 75 anos, nasceu em 1º de março de 1949.
O velório de Biliu de Campina acontecerá no Teatro Municipal Severino Cabral, no Centro de Campina Grande.
HOMENAGEM
Aos 75 anos, Biliu anunciou sua retirada das apresentações ao vivo, dois dias antes de dar entrada no Hospital de Trauma de Campina Grande. O Parque do Povo, n’O Maior São João do Mundo seria o palco da despedida do artista.
No dia 22 de junho, Biliu foi homenageado na programação do Arraial Hilton Motta. Um tributo à sua obra foi realizado. Participaram da celebração à arte de Biliu os artistas Bruno e Denner, Alceu Valença e Sirano e Sirino. O tributo foi conduzido por Felipe Sousa, afilhado de Biliu.
Na segunda-feira (24), dia de São João, na Vila Sítio São João, chegou a ser exibido um teaser da videobiografia do artista.
Com mais de 40 anos de carreira, Biliu foi formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba e destacou-se nacionalmente no forró, influenciado pelo ritmo de Jackson do Pandeiro.
Em junho de 2023, foi lançado na Vila Sítio São João, em Campina Grande, o livro ‘Traquinagens Liberadas de Biliu de Campina’ (Arribaçã Editora, 90 páginas), de autoria do escritor Noaldo Ribeiro, onde mostra a trajetória do cantor e compositor paraibano Biliu de Campina – como é mais conhecido o advogado Severino Dias de Oliveira.
PB Agora