Não é apenas os gestores, mas agora a comunidade estudantil também decidiu sair em defesa da gestão pactuada proposta pelo Governo da Paraíba. Em nota encaminhada à imprensa nesta terça-feira (25), os estudantes elencam a importância da iniciativa e rememoram, até mesmo, outra iniciativas criticadas pela oposição no Estado, mas que hoje mostram que foi a melhor decisão a ser tomada, a exemplo da permuta do terreno para construção do Shopping, e a gestão pactuada na saúde.
“Não aceitamos que esse debate seja político, assim como já aconteceu com o Projeto de Pactuação da Saúde, e da Permuta do Shopping Mangabeira, que na prática trouxe resultados positivos, que todos conhecem, porque sabemos e vivenciamos a realidade das escolas públicas estaduais”, diz trecho da nota.
O grupo ratifica o apoio a iniciativa pois acredita que ela vai tirar do engessamento vários problemas que esbarravam na burocracia.
“Lutar para mudar, lutar para melhorar”, defendem.
CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA
Nota
(…) Todo amanhã se cria num ontem, através de um hoje (…). Temos de saber o que fomos, para saber o que seremos. (Paulo Freire)
Buscando inspiração em Paulo Freire, as Entidades Estudantis, representativas dos estudantes de ensino médio e superior em todo Estado, vem tornar público a posição destas, sobre o Projeto de Pactuação que que irá implantar um modelo de Gestão Escolar moderna e que trará inúmeros benefícios para comunidade escolar, tanto do ponto de vista operacional, como profissional.
É indiscutível que o Movimento Estudantil sempre foi protagonista, e vanguardista das grandes mudanças, e avanços implementados na melhoria da nossa educação.
Sempre mantivemos com o Governo do Estado uma relação dura, de cobrança por melhoria nas condições de funcionamento das escolas, bem como nas condições de trabalho dos profissionais, sejam efetivos, ou prestadores.
Avançamos em muitas conquistas, e elas estão aí para que muitos, que só aparecem agora para fazer a crítica vazia, vejam. Foi com luta que conseguimos que o Governo do Estado implantasse um amplo programa de construção de salas de aulas, que somam 2.400 novas salas de aula, por meio de reformas e construção de novas escolas. Conseguimos sensibilizar o Governo do Estado que construiu 80 ginásios poliesportivos, e 338 laboratórios.
Não podemos deixar de reconhecer importantes projetos implantados pela gestão estadual, a exemplo do PRIMA, GIRAMUNDO, e o PB Vest.
Mas embora tenha ocorrido avanços, os problemas comuns do dia-a-dia continuam, e é preciso que busquemos alternativas para garantir maior agilidade na solução dos problemas.
Hoje em dia milhares de estudantes são prejudicados por causa da burocracia do serviço público na solução de pequenas demandas, e é justamente em virtude dessa problemática que apoiamos o Projeto de Modernização da Rede Pública de Ensino, por meio da Pactuação.
Lamentamos que hoje em dia diversos profissionais que desenvolvem atividades no ambiente escolar não tenham a garantia dos seus direitos, quando são demitidos. Mas ficamos felizes em saber que este Projeto irá colocar fim a esse problema.
Por fim, não aceitamos que esse debate seja político, assim como já aconteceu com o Projeto de Pactuação da Saúde, e da Permuta do Shopping Mangabeira, que na prática trouxe resultados positivos, que todos conhecem, porque sabemos e vivenciamos a realidade das escolas públicas estaduais.
Queremos reafirmar nosso apoio a iniciativa do governo do estado em contratar por meio de Gestão Pactuado as Organizações Sociais, possibilitando assim que os trabalhadores prestadores de serviços tenham suas carteiras profissionais assinadas, e também a garantia de as pequenas reformas e melhorias ocorram de maneira mais rápida, assegurando que os estudantes na sejam prejudicados, motivo por qual coclamamos toda a comunidade escolar a firmar posição nessa luta.
Lutar para mudar! Lutar para melhorar.
Centro Estudantil Universitário Paraibano – CEUP
União dos Estudantes da Paraíba – UEP
União Pessoense dos Estudantes Secundaristas – UPES
PB Agora