Categorias: Paraíba

MP abre inquéritos contra três prefeitos paraibanos

PUBLICIDADE

  O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou inquérito civil para investigar supostas irregularidades na locação de veículos e aquisição de combustível por prefeituras paraibanas. No município de Pilõezinhos, o vice-prefeito Iraponil SiqueiraSousa(PMDB)denunciou o atual prefeito da cidade, Rosinaldo Lucena Mendes (PMDB), ao MP, por suposta apropriação de rendas públicas, com utilização de contratos para locação de veículos.

 

 

Por meio do projeto Corrupção na Mira da Comissão aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (Ccrimp), o prefeito Rosinaldo Lucena está sendo investigado pela prática de possíveis ilegalidades no processo de contratação para locação de veículos para servir à prefeitura. O inquérito foi instaurado com base em relatórios produzidos pelo grupo de auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) que detalham a forma de atuação de grupos criminosos que se especializaram em fraudar licitações promovidas por prefeituras para contratação de veículos.

 

 

Dentre as diligências propostas pelo promotor Rodrigo Silva Pires de Sá no município, o prefeito vai ter que comprovar em 10 dias as despesas realizadas, com notas fiscais, recibos, cheques ou transferências bancárias. No mesmo prazo, Rosinaldo Lucena terá que remeter relação com a descrição de todos os veículos que compõem a frota do município. O relatório do TCE aponta indícios de irregularidades cometidas por várias prefeituras e Câmaras Municipais do interior do Estado, podendo atingir 60% dos municípios paraibanos. Apenas nos municípios de Umbuzeiro, Natuba, Aroeira e Gado Bravo, no período de 2009 a 2012, os recursos públicos supostamente desviados se aproximamde R$ 25 milhões.

 

 

No município de Jacaraú, a Ccrimp investiga o prefeito João Ribeiro Filho (PMDB) por desvio de recursos públicos e despesas excessivas com aquisição de combustíveis. A denúncia foi formuladaporvereadores do município, dando conta de que o gestor teria se apropriado de rendas públicas.

 

 

No mês de junho, o Ministério Público instaurou procedimento para investigar um esquema de fraudes em contratos para locação de veículos que ocorreria desde o ano de 2013, na cidade de Teixeira, no Sertão paraibano. A suspeita é que o esquema ocorria com a anuência doprefeitoEdmílson Alves dos Reis (PMDB), beneficiando parentes e aliados políticos do gestor com o objetivo de pagar pelos serviços prestados durante campanha eleitoral. Na investigação, o MP apura a formalização de contratos com empresas fantasmas,criadasparaparticipar de licitações fraudulentas.

 

Redação com Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025