Categorias: Paraíba

MP cria grupo-tarefa para combater transporte clandestino de passageiros na Grande JP

PUBLICIDADE

 O diretor-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público da Paraíba (MP-Procon), promotor de justiça Glauberto Bezerra, criou um grupo tarefa para combater o transporte público de passageiros em João Pessoa. A iniciativa se deu após descumprimento pela Semob, de recomendação da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor para elaboração de plano nesse sentido, num prazo de 90 dias, contado a partir do último dia 6 de fevereiro.

 

Além da elaboração do plano, a promotora Priscylla Maroja recomendou à Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana que nesse período, fossem intensificadas a fiscalização e combate, através de duas abordagens surpresa por mês, com envio de relatório mensais, no que também não foi atendida. “Não temos notícia concreta de planejamento estratégico com vistas à segurança do passageiro transportado.

 

O grupo será composto por representantes de órgãos de fiscalização, Detran, polícias civil, rodoviária federal e militar, e terá à frente o comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), tenente-coronel Almeida Martins, que destacou o objetivo principal, de retirar das ruas de João Pessoa os veículos ilegais e desestimular a população quanto a utilização deste tipo de transporte.

 

Já o diretor-geral do MP-Procon, o promotor de Justiça Glauberto Bezerra, destacou que a ação faz parte do programa da Secretaria Nacional de Consumo (Senacon), de proteção, saúde e segurança do consumidor. “Vamos planejar estratégias, promover ações de proteção e defesa do consumidor, bem como aplicar multas e apreender veículos irregulares durante o período em que fizermos as fiscalizações”, afirmou.

 

Falta de planejamento e fiscalização

Glauberto também criticou a falta de planejamento da Semob com vistas à segurança do passageiro transportado, bem como a falta de fiscalização, sob a reiterada justificativa de falta de segurança para tal. “Poder que não pode não é poder e aquele que não exerce seu múnus público de fiscalização deve deixar de existir”advertiu.

 

Participaram da reunião o diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, o inspetor da PRF Jefferson Costa, os presidentes do Sindicato dos Taxistas da Paraíba e da Associação dos Taxistas Cristãos, Adauto Braz e Flaviano Oliveira, além do diretor de operações da Semob, Cristiano Nóbrega, representando o superintendente do órgão, Roberto Pinto.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente do PSB na Capital defende ampliação de espaços para sigla na PMJP: “Precisamos sentar com o prefeito”

O presidente municipal do PSB de João Pessoa e atual secretário de Administração do Governo…

31 de outubro de 2024

João considera natural postulação de Adriano Galdino ao Governo do Estado, mas reforça que decisão será tomada em conjunto

Durante entrevista em São Paulo, o governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), avaliou como “natural”…

31 de outubro de 2024

Em SP, João Azevêdo diz que polarização entre extremos não é saudável: “Partidos precisarão rever forma de comunicação”

Durante uma agenda em São Paulo nesta quinta-feira (31), o governador da Paraíba, João Azevêdo…

31 de outubro de 2024

Shows na Orla: confira programação de Natal, Réveillon e Forró Verão

O prefeito Cícero Lucena apresentou, nesta quinta-feira (31), a programação musical e artística do Natal,…

31 de outubro de 2024

João Azevêdo abre espaço para retorno de Johnny Bezerra no Governo

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta quinta-feira (31), não descartou a…

31 de outubro de 2024

Operação Enem: Forças de Segurança intensificam ações para aplicações de provas na Paraíba

A Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforça o compromisso…

31 de outubro de 2024