Categorias: Paraíba

MP da Paraíba realiza 2ª etapa do projeto Menina Abusada em Itaporanga

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba, através do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, em parceira com a Associação Missão Restaurando Vidas, com apoio da Fundação Luterana de Diaconia, realizou nos dias 27 e 28 de agosto, no município de Itaporanga (Sertão da Paraíba), a 2ª etapa do Projeto Menina Abusada.

 

 

Nos encontros, o promotor de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, Reynaldo Di Lorenzo Serpa deu início os trabalhos expressando a importância do projeto para os município da Comarca de Itaporanga. “Devido aos inúmeros casos que sempre chegam à Promotoria de Justiça e ao Conselho Tutelar estamos realizando esse projeto que faz com que os resultados sejam positivo e que crianças e adolescentes, através da informação, saiba como se defender da violência sexual, bem como, tenham conhecimento de que existe órgãos de proteção e defesa que podem ser acionado, inclusive por eles mesmo”, explicou o promotor.

 

 

No dia 27, o projeto contemplou 116 profissionais da educação entre professores, gestores, coordenadores e supervisores dos municípios de Itaporanga, Curral Velho, Boa Ventura e Diamante das escolas indicadas para implantação do projeto.

 

 

Em Itaporanga, a escola indicada para implantação do projeto piloto foi a Escola Municipal Jacinta Chaves de Paulo. Já em Curral velho a indicada foi a Escola Municipal Antônio Gomes de Carvalho; em Boa Ventura, a Escola Municipal Anderson Henrique Chaves e em Diamante, a Escola Municipal Mestre Mandu.

 

 

No dia 28 de agosto, participaram da 2ª etapa do Projeto os municípios de São José de Caiana, com profissionais da Escola Municipal Mariano Tomaz; o município de Pedra Branca com os da Escola Municipal Laura Sousa de Oliveira e a cidade de Serra Grande, com representantes da Escola Municipal Acadêmico Francisco Vidal de Moura. Com um total de 98 profissionais da educação entre professores, gestores, coordenadores e supervisores.

 

Nos dois dias, no período da manhã, os profissionais participaram das exposições dos temas a serem trabalhados durante as três semanas na Escola e de debates sobre os mesmo. Já no período da tarde, eles participaram do planejamento, através de oficinas sobre os temas a serem trabalhados em cada série, respeitando a idade psicológica e cronológica dos alunos.

 

 

No final, foi entregue a cada gestor presente um kit para a escola desenvolver as atividades propostas pelo projeto. O kit é composto por um estatuto da criança e do adolescente, uma cartilha do projeto, três manuais com os temas de casa semana, um CD com a música tema do Projeto, um DVD do teatro Menina Abusada, sugestões de filmes que podem ser utilizado, modelo do Projeto Pedagógico e outros materiais de estudos.

 

 

Nos dias 16 e 17 de setembro, a promotora de Justiça e coordenadora do Caop da Criança, Soraya Escorel, e o promotor de Justiça de Defesa da Criança e do Adolescente, Reynaldo Di Lorenzo Serpa juntamente com a equipe do projeto farão reuniões com os pais das respectivas escolas para ter uma base do andamento do projeto.

 

MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Pesquisa PB Agora/Datavox aponta prefeito Manoel com mais que o dobro de intenções de votos do 2º colocado em Tenório

A mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo instituto Datavox em parceria com o portal PB…

25 de setembro de 2024

Justiça revoga mandado de prisão contra cantor Gusttavo Lima

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) revogou, na tarde de ontem, terça-feira (24/09), o…

25 de setembro de 2024

Vereadora campinense Dra. Carla anuncia rompimento político com ex-marido

Em entrevista à imprensa a vereadora Dra. Carla, do Podemos de Campina Grande, disse que…

25 de setembro de 2024

Gusttavo Lima assegura ações judiciais: “Reparação por todo o dano causado”

Na noite de ontem (24), Gusttavo Lima, até então foragido da justiça, por meio da…

25 de setembro de 2024

Justiça do RJ determina que mentor da ‘Barbárie de Queimadas’ deve cumprir pena na PB

Uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiu ontem (24), que Eduardo…

25 de setembro de 2024

Polícia prende homem que tentou agredir clientes de um restaurante com uma tesoura no centro de JP

A polícia agiu ontem (24), rápido e prendeu um homem suspeito de invadir um restaurante…

25 de setembro de 2024