O Ministério Público da Paraíba (MPPB) vai cobrar do Governo do Estado e da Prefeitura de João Pessoa o cumprimento da Lei 14.811/2024, que torna obrigatória a verificação de antecedentes criminais de todos os colaboradores de escolas públicas e privadas.
A medida foi tomada após inspeções em unidades de ensino da capital revelarem que a maioria delas desconhecia a lei ou não a cumpria.
“Determinei a realização de inspeção por amostragem e verifiquei que as escolas sequer sabiam da obrigatoriedade de manter-se as referidas fichas cadastrais e certidões. Assim sendo, determinei a expedição de ofícios aos secretários de educação para que cumpram sem tardança o determinado pela lei”, explicou o 33º promotor de Justiça de João Pessoa, João Arlindo Côrrea Neto.
O promotor ressaltou a importância da lei para a proteção de crianças e adolescentes no ambiente escolar e alertou os pais para que exijam a verificação dos antecedentes criminais dos colaboradores no momento da matrícula dos seus filhos.
“Alertamos os pais a indagar e a exigir esses cadastros, no momento em que forem matricular seus filhos. Isso é vital para a segurança das crianças e dos adolescentes”, orientou.
A Lei 14.811/2024 modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e estabelece que as medidas de prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes em escolas devem ser implementadas pelos governos municipais, estaduais e federal, em conjunto.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…