Categorias: Paraíba

MP pede suspenção de processo seletivo para professores em Conde, na Paraíba

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública com pedido de tutela de urgência para que a Justiça determine a imediata suspensão do processo seletivo constante nº Edital nº 001/2025, aberto pelo Município de Conde para a contratação de professores temporários para o ano letivo de 2025. A ação foi ajuizada pela promotora de Justiça Cassiana Mendes de Sá e é resultado do procedimento extrajudicial nº 001.2025.006015. 

Conforme a ação civil, o Município de Conde oferece 71 vagas imediatas e 71 vagas para cadastro de reserva para o cargo de Professor A, com atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais; e 17 vagas imediatas e 17 para cadastro de reserva, destinadas ao Ensino Fundamental Anos Finais e modalidade EJA (Educação de Jovens Adultos).

Entretanto, de acordo com a promotora de Justiça, para os cargos oferecidos no processo seletivo, existem candidatos aprovados e habilitados em concursos públicos anteriores (2016 e 2023), já homologados pelo Município de Conde. “Revela-se incontroverso que eventual contratação de professores temporários com base no referido processo seletivo representa preterição dos aprovados nos concursos públicos realizados nos anos de 2016 e 2023, impondo-se, portanto, a nulidade do ato administrativo publicado pela atual gestão”, informa a promotora na ação.

Em relação ao concurso público de 2016, a promotora destaca que o Tribunal de Justiça da Paraíba deu provimento a recurso de apelação interposto pelo Ministério Público, determinando a rescisão dos contratos temporários para a correspondente nomeação dos candidatos aprovados. “Dessa forma, considerando que há candidatos aprovados nos concursos públicos realizados no município de Conde, a contratação temporária para os mesmos cargos não tem qualquer amparo jurídico ou fático, importando em preterição arbitrária dos candidatos habilitados, além de ofensa a decisões judiciais”.

Pedidos

Além da suspensão da seleção simplificada, o MPPB pede, no mérito, que a Justiça declare a nulidade do ato administrativo que autorizou a publicação do edital n. 01/2025, bem como a nulidade e rescisão de contratos temporários que venham a ser firmados em decorrência do referido processo seletivo. 

Também pede que o Município de Conde se abstenha de promover a realização de processo seletivo e a subsequente contratação temporária referente a cargos em que há candidatos aprovados e habilitados nos concursos anteriores (2016 e 2023).

Ascom/MPPB

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Dupla de Natal que roubava celulares no pré-carnaval em JP é presa e oito telefones recuperados

A Polícia Civil da Paraíba prendeu nesse sábado, 22 de fevereiro, dois criminosos que vieram…

23 de fevereiro de 2025

Homem morre afogado após mergulhar no rio Cuiá, em João Pessoa

Um homem morreu afogado na tarde deste domingo (23) após mergulhar no rio Cuiá, em…

23 de fevereiro de 2025

Ministro do Turismo visita JP e cumpre agenda no Polo Turístico Cabo Branco

O ministro do Turismo, Celso Sabino, estará em João Pessoa nesta segunda-feira (24) para cumprir…

23 de fevereiro de 2025

Câmara Municipal de João Pessoa revoga comenda concedida ao pediatra Fernando Cunha Lima, foragido há quase 4 meses

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (PSD), revogou a Comenda…

23 de fevereiro de 2025

Ao lado de João Azevêdo e Hugo Mota, Cícero destaca prévia carnavalesca de João Pessoa como a melhor do País

Ao lado do governador João Azevêdo, do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, e…

23 de fevereiro de 2025

Homem é baleado após reagir a assalto na praia de Cabo Branco, em João Pessoa

Na manhã deste domingo (23), um homem de 45 anos foi baleado após reagir a…

23 de fevereiro de 2025