Reduzir o tempo de espera por aparelhos auditivos para as pessoas idosas e com deficiência. Esse é o principal objetivo do projeto que será desenvolvido a partir deste ano em todo o Estado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Cidadão do Ministério Público da Paraíba (Caop do Cidadão e dos Direitos Fundamentais).
O projeto faz parte do planejamento estratégico desenvolvido em 2010 pelo MPPB e terá duração de seis anos. Segundo Valberto Lira, pessoas idosas e com deficiência chegam a esperar cerca de dois anos para conseguir as próteses auditivas. “Nosso objetivo é reduzir esse tempo para aproximadamente 60 dias”, disse.
Para garantir o acesso mais rápido dos pacientes aos aparelhos, o Ministério Público vai fiscalizar os recursos destinados ao programa de próteses auditivas recebidos por cada município e compará-los aos que são efetivamente aplicados no programa, além de monitorar os prazos de entrega das próteses e fazer um levantamento mensal das pessoas beneficiadas com os aparelhos
Ascom MPPB