Categorias: Paraíba

MP vai apurar uso indiscriminado de agrotóxicos em Mamanguape

PUBLICIDADE

 

A Promotoria do Meio Ambiente de Mamanguape, o MP-Procon e o Ministério Público do Trabalho estão unindo esforços para fiscalizar, prevenir e reprimir o uso indiscriminado de agrotóxicos na região do Vale do Mamanguape, bem como no descarte das embalagens desses produtos, coleta e transportes. Para tanto, a Promotoria de Mamanguape instaurou um procedimento preparatório prévio com o objetivo de apurar a ocorrência de danos ambientais e consumeristas.

De acordo com a promotora de Justiça Carmem Eleonora Perazzo, chegou ao conhecimento do Ministério Público Estadual que, na região do Vale do Mamanguape, os pequenos e grandes produtores rurais se encontram utilizando indiscriminadamente agrotóxicos em suas lavouras, os de uso permitido e os clandestinos. Foi informado ainda que o armazenamento das embalagens desses materiais tóxicos se encontram em desacordo com as determinações legais e sanitárias.

A promotora informou ainda que vários comerciantes da cidade de Itapororoca, pertencente ao Vale do Mamanguape, se encontram revendendo substâncias nocivas à saúde, como os agrotóxicos, legais e clandestinos, sem qualquer fiscalização ou orientação.

Além disso, o Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Inspeção de Trabalho, autuou a Associação de Revendedores de Produtos Agropecuários (Arpan) – único posto de coleta de embalagens de agrotóxicos na Paraíba -, localizada na zona rural de Mamanguape, porque, entre outras irregularidades, foi verificado o uso, armazenamento e manipulação irregulares de embalagens vazias de agrotóxicos e afins, e o desrespeito à Resolução 334/03 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

A Promotoria vai notificar a Arpan para que, em cinco dias, informe e comprove a legalidade de suas atividades, com a apresentação de toda a documentação necessária para a execução de suas atividades, bem como a resolução da interdição do local pelo Ministério do Trabalho, relativo ao destino dado as embalagens às quais é o responsável pela coleta exclusiva na Paraíba. Também será notificado o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), em São Paulo, que representa as indústrias de agrotóxicos no Brasil, para que informe quais as providências tomadas para a continuação da coleta das embalagens em comento no período da interdição da Arpan, na Paraíba.

A promotora informou ainda que existe notícia de que os níveis de colinesterase no sangue dos agricultores é bastante elevado, causando sérios transtornos a saúde dos mesmos, além de também ser bastante elevada a quantidade de agrotóxicos nos alimentos produzidos pelos produtores rurais da região do Vale do Mamanguape, causando sérios riscos a saúde dos consumidores e do meio ambiente.

Será realizada uma reunião conjunta entre MPPB, MPT, Secretaria de Desenvolvimento da Pecuária e Pesca (Sedap), na próxima segunda-feira (15), às 14h, na sede do Ministério Público do Trabalho, para discutir o combate ao uso, revenda e descarte indiscriminado de agrotóxicos e suas embalagens no Vale do Mamanguape.



Redação com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Porta voz das Forças de Defesa de Israel comenta a morte do mentor dos ataques de 7 de outubro: “Hoje o mundo está mais seguro”

As FDI (Forças de Defesa de Israel) e a Força Aérea confirmaram, na tarde desta…

18 de outubro de 2024

PF deflagra nova operação para combater aliciamento de eleitores em JP e Cabedelo; presidente da CMJP é um dos alvos

A Polícia Federal deflagrou novas operações, na manhã desta sexta-feira (18), para combater o aliciamento…

18 de outubro de 2024

Júri popular de acusadas de matar bebê no Sertão da PB deve ocorrer hoje

Pelo cronograma da justiça paraibana, deve ocorrer nesta sexta-feira (18), às 9h, o júri popular…

18 de outubro de 2024

Detentos tentam cavar buraco para fugir de presídio na cidade de Bayeux

Uma tentativa de fuga foi registrada ontem (17), na cadeia pública de Bayeux, localizada no…

18 de outubro de 2024

IFPB abre vagas de estágio em diversas áreas; inscrições vão até 22 de outubro

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) anunciou a abertura de um processo seletivo para a…

18 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024