A Paraíba o tempo todo  |

MPF pede suspensão do bombeamento da transposição na PB

O Ministério Público Federal em Monteiro (MPF-PB) recomendou, nesta quarta-feira (7), à Secretaria de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional, que suspenda a operação do sistema de bombeamento de águas da  transposição do rio São Francisco, no eixo leste, meta 3L, pelo prazo necessário para realizar intervenções nos açudes de Poções e Camalaú. O eixo leste leva água para o açude de Boqueirão, que abastece Campina Grande.

O MPF recomenda ainda, ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), por intermédio de seu diretor-geral ou substituto legal, que tão logo haja a descontinuidade da água ou redução da vazão de bombeamento atualmente fornecida, retome as obras de recuperação dos açudes, inclusive as adequações para a execução da tomada suplementar de água, com o devido controle do fluxo.

Em reunião realizada na segunda-feira (5), em Brasília na ficou acordado entre o MPF e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que será realizada fiscalização das condicionantes das licenças prévias de instalação (revitalização do rio Paraíba, esgotamento sanitário e reassentamento das populações atingidas) no eixo leste.

A procuradora da República em Monteiro encaminhou ofício à presidência do Ibama com documentos do Inquérito Civil que comprovam que as condicionantes não vêm sendo cumpridas na integralidade pelo Ministério da Integração Nacional

 

 

R7

    VEJA TAMBÉM
    Veja Mais

    Familia Azevedo!

    Família é tudo, o resto é conversa.” Essa frase resume uma verdade que o Governador da Paraíba, João…

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe