Desde o dia 1º de junho, quando se deu inicio o roteiro de festas juninas o Ministério Público do Estado da Paraíba em parceria com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente de Campina Grande, intensificaram a orientação e a fiscalização para a queimada de fogueiras no município nos dias especiais dos festejos.
O MP estabelece desde 2010, por meio de uma decisão da Vara da Fazenda, que é proibido o acendimento de fogueiras em locais com pavimentação asfáltica ou a 200 metros de estabelecimentos públicos, privados e ou coletivos, como também, levando em consideração o Código Municipal de Defesa do Meio Ambiente, que proíbe queimar fogueiras no entorno das árvores.
“Que a população faça uma fogueira coletiva, porque acaba tornando a tradição uma espécie de confraternização ao invés de montarem várias fogueiras apenas uma é o suficiente e isso conscientiza a população em torno das questões ambientais”, recomenda o Oficial de Promotoria Fábio Lucena.
A Sudema informou que não foi apreendida nenhuma comercialização ilegal, de acordo com João Fonseca que, é o encarregado do setor de floresta do Órgão. Essa situação é reflexo de um trabalho intenso junto aos comerciantes que tomaram consciência e estão comercializando apenas as madeiras permitidas, que são as algarobas e as podas em geral.
Serão realizadas novas fiscalizações nos principais dias das festas de São João e São Pedro, nos dias 23, 24 e 27, 28 de junho, ações que serão acompanhadas pelo o Ministério Público e ONGs de proteção ao meio ambiente como a APAM e Força Florestal.
Redação com MPPB
Na manhã desta quarta-feira (15), uma ação conjunta da Polícia Civil e da Polícia Militar…
Um homem foi preso em flagrante na manhã desta quarta-feira (15) em Montadas, no Agreste…
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, reafirmou nesta quarta-feira (15) seu…
Um adolescente de 14 anos foi assassinado na manhã desta quinta-feira (16) enquanto seguia para…
O prefeito reeleito de Lucena, Leo Bandeira (MDB), tomou uma decisão que chamou atenção no…
O Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB) divulgou um…