MPPB cobra regulamentação da Lei Anticorrupção em municípios paraibanos

PUBLICIDADE

Onze anos após a sanção da Lei Anticorrupção (12.846/2013), que visa responsabilizar empresas por atos de corrupção, muitos municípios paraibanos ainda não aderiram à legislação. Diante desse cenário, o Ministério Público da Paraíba (MPPB) intensificou as ações para estimular a regulamentação da lei nos municípios.

O Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Público elaborou um roteiro com modelos de documentos, como decreto regulamentar e termo de ajustamento de conduta, para auxiliar os municípios na implementação da lei. Segundo o coordenador do CAO, promotor Carlos Davi Lopes, a regulamentação é fundamental para que os municípios possam aplicar as sanções previstas na lei, como multas e publicidade das decisões condenatórias.

“A regulamentação não gera custos adicionais para os municípios e não exige a criação de novos cargos. Ela simplesmente estabelece as regras para que o município possa punir empresas que praticarem atos de corrupção, como fraudes em licitações e oferecimento de vantagens indevidas”, explicou o promotor.

O MPPB destaca que a regulamentação da Lei Anticorrupção é um importante instrumento para combater a corrupção e promover a transparência na gestão pública. Além das sanções administrativas, o processo de responsabilização também pode servir como base para a aplicação das penalidades previstas na Lei de Licitações, como a declaração de inidoneidade para licitar.

O que diz a lei?

A Lei Anticorrupção permite que a própria entidade lesada (União, estados, Distrito Federal e municípios) aplique sanções às empresas que praticarem atos de corrupção. No entanto, para que isso seja possível, é necessário que a entidade tenha regulamentado a lei em seu âmbito.

Próximos passos

O MPPB irá encaminhar recomendações aos municípios que ainda não regulamentaram a Lei Anticorrupção, cobrando a adoção das medidas necessárias. Além disso, o Ministério Público poderá celebrar termos de ajustamento de conduta com os municípios para garantir a implementação da lei.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024