MPPB debate violência obstétrica nesta sexta-feira visando elaborar dispositivos legais

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba realiza, nesta sexta-feira (28/06), a partir das 9h, uma audiência pública para discutir o atendimento de gestantes e a realização de partos nas redes pública e privada de saúde. O evento – que acontecerá no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, no Centro da capital – integra um procedimento extrajudicial (002.2024.036672) que tramita no órgão ministerial, com o objetivo de desencadear ações para evitar a violência obstétrica, garantindo serviços humanizados e sem riscos para mulheres e bebês.

O procedimento foi instaurado, no último dia 21, pelos promotores de Justiça Glauberto Bezerra, que atua na defesa do consumidor, e Leonardo Pereira de Assis, com atribuição na área da saúde, ambos da capital. Os membros do MPPB estão desenvolvendo um projeto que busca o cumprimento de uma série de dispositivos legais, por meio da execução de um projeto de combate às violências durante o cuidado obstétrico profissional. O projeto idealizado tem como lema “Nascer sem violência”.

O objetivo da audiência também é coletar o máximo de informações para subsidiar a atuação ministerial nessa seara. Na portaria de instauração do procedimento os promotores expõem os direitos das mulheres, como grávidas e parturientes e como consumidoras de serviços de saúde, que devem oferecer segurança aos pacientes. Esses direitos estão previstos na Política de Humanização do Parto e Nascimento, no Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal e nas leis 11.108/2005 e 9.602/2011, esta última da Paraíba.

“A expressão ‘violência obstétrica’ (VO) é utilizada para descrever e agrupar diversas formas de violência (e danos) durante o cuidado obstétrico profissional. Inclui maus-tratos físicos, psicológicos, e verbais, assim como procedimentos desnecessários e danosos – episiotomias, restrição ao leito no pré-parto, clister, tricotomia e ocitocina (quase) de rotina, ausência de acompanhante – dentre os quais destaca-se o excesso de cesarianas, crescente no Brasil há décadas”, conceituam os promotores, em portaria de instauração do procedimento.

Convidados
A audiência acontecerá no auditório da Promotoria de Justiça de João Pessoa, localizada na Avenida Almirante Barroso, 159, no Centro da cidade. Além de convidar a população por meio de seus canais institucionais e pelos veículos de comunicação, foram enviados convite oficial aos representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde (SMS e SES); dos órgãos de Vigilância Sanitária; das maternidades Cândida Vargas, Arlinda Marques, Frei Damião; dos hospitais João Paulo II, Unimed, Edson Ramalho, Nossa Senhora das Neves e Universitário; aos conselhos e associações dos profissionais de saúde; da Comissão de Combate à Violência contra a Mulher da OAB/PB; da Assembleia Legislativa da Paraíba; e da Ouvidoria e Corregedoria do MPPB.

 

Ascom

PUBLICIDADE
AddThis Website Tools

Últimas notícias

Ilha de calor irradia desenvolvimento, empreendedorismo e transforma o Sertão da PB em paraíso das energias renováveisIlha de calor irradia desenvolvimento, empreendedorismo e transforma o Sertão da PB em paraíso das energias renováveis

Ilha de calor irradia desenvolvimento, empreendedorismo e transforma o Sertão da PB em paraíso das energias renováveis

Uma fonte de energia inesgotável. Um recurso natural que promove o equilíbrio sustentável, incentiva o…

27 de abril de 2025
Após Operação Saturação, venda de queijos e manteigas de várias marcas é suspenso na PB; VEJAApós Operação Saturação, venda de queijos e manteigas de várias marcas é suspenso na PB; VEJA

Após Operação Saturação, venda de queijos e manteigas de várias marcas é suspenso na PB; VEJA

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB) determinou a suspensão imediata da produção…

27 de abril de 2025

Incêndio destrói barracos na comunidade Chico Mendes, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções atingiu, no início da manhã deste domingo (27), a comunidade…

27 de abril de 2025

JP realiza maior corrida do Brasil voltada para o autismo e Cícero reforça compromisso com inclusão: “Causa justa e importante”

O prefeito Cícero Lucena comemorou o sucesso da 2ª Corrida Paraibana pelo Autismo, realizada neste…

27 de abril de 2025

Operação Sinais recupera 20 veículos roubados e apreende três armas de fogo na região de Queimadas

As abordagens a carros e motos têm mais um reforço contra o crime com a…

27 de abril de 2025

Sine Municipal de Campina Grande oferece 413 vagas de emprego esta semana; confira

O Sine Municipal registra para esta semana 413 oportunidades através de emprego por meio do…

27 de abril de 2025