O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), protocolou na Justiça mais uma denúncia dentro da Operação Xeque-Mate. São 11 denunciados, entre eles Leto Viana, ex-prefeito de Cabedelo. A denúncia foi divulgada nesta quinta-feira (15).
Esta denúncia, a sétima da Xeque-Mate, é em relação aos “atos de corrupção envolvendo a avaliação, doação e permuta de terrenos pertencentes ao erário municipal” em benefício de uma empresa de materiais de construção. De acordo com o MPPB, a ” doação ou permuta de bens imóveis do município” em favor da empresa aconteceram a partir de 2013, nas gestões de Luceninha e Leto Viana.
A operação identificou que o suposto esquema “agia na desafetação de bens públicos (mediante aprovação de lei), avaliação, doação e/ou permuta de bens imóveis (terrenos), de forma ilegal e sem compromisso com o interesse público, acarretando, consequentemente, severos danos (materiais e morais) ao patrimônio da população cabedelense”.
Segundo o MP, a empresa, para receber terreno, construiu duas praças na cidade, por pouco mais de R$ 210 mil e pagou R$ 150 mil em propina para os gestores públicos, servidores e os vereadores que facilitaram aprovação de leis na Câmara.
Redação com G1