MPPB e órgãos de fiscalização flagram irregularidades em três instituições para idosos em Bayeux

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil – com o apoio de órgãos de vigilância sanitária e assistência social – realizaram, nesta terça-feira (18/10), uma inspeção em três instituições de acolhimento de idosos, no município de Bayeux. A fiscalização teve como objetivo verificar as condições de abrigamento das pessoas, e atende a procedimentos instaurados pela Promotoria de Justiça de Bayeux. Durante a força-tarefa foram flagradas irregularidades trabalhistas, sanitárias e assistenciais.

A fiscalização foi realizada pela 3ª promotora de Justiça de Bayeux, Ana Guarabira de Lima Cabral, que estava acompanhada de servidores do órgão ministerial, e pelo delegado Pedro Gonçalves Ramos Filho, auxiliado por agentes da Polícia Civil. As três instituições fiscalizadas foram a Casa do Idoso Bem Viver, a Casa de Repouso Oásis da Terceira Idade e a Instituição do Idoso Santa Rita de Cássia.

Irregularidades

De acordo com a promotora Ana Guarabira, entre as irregularidades identificadas está o fato de que nenhuma das instituições possui licença sanitária ou laudo do Corpo de Bombeiros para funcionamento. Também foi verificado que os cuidadores, enfermeiros, técnicos em enfermagem e cozinheira não possuem carteira de trabalho assinada. Ainda foram achados alimentos com prazos de validade vencidos e armazenados inadequadamente, além da presença de insetos e indício da presença de roedores.

“A fiscalização também observou que os ambientes não estavam higienizados, apresentando odor de urina, além de mofo em paredes. A acessibilidade dos prédios era insatisfatória e foi verificado que os idosos praticam pouco ou nenhuma atividade recreativa adequadamente supervisionada. Já há ações civis públicas em tramitação (processos 0802709-27.2021.8.15.0751, 0803004-64,2021.8.15.0751 e 0802879-96.2021.8.15.0751) com o objetivo de obrigar as instituições a sanarem as irregularidades, ou encerrarem essas atividades”, informou a promotora de Justiça, Ana Guarabira, acrescentando que os relatórios de fiscalização serão anexados aos procedimentos que tramitam na Promotoria.

Apoio

Além dos representantes do Ministério Público e da Polícia Civil, a fiscalização contou com o apoio de uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Bayeux, coordenada por Christiane Nascimento da Silva; de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, e da assistente social do Serviço de Atendimento à Pessoa Idosa, Alexsandra Regina Ferreira da Silva.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PB Agora/Datavox: independente da intenção de voto, mais de 72% dos eleitores acreditam na vitória de Cícero no 2º turno

Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora revela que, independentemente…

21 de outubro de 2024

Levantamento aponta a PB no 3º lugar no Brasil em casos de violência política

Um levantamento do Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de…

21 de outubro de 2024

Acidente entre carro e moto deixa duas pessoas feridas no bairro dos Novais

Um colisão envolvendo um carro e uma motocicleta no final da tarde de ontem (20)…

21 de outubro de 2024

Polícia prende dois homens aplicando golpes em agência bancária de João Pessoa

Uma ação da Polícia Militar prendeu na manhã de ontem (20), dois homens em flagrante…

21 de outubro de 2024

Governo atualizara a situação cadastral do Cartão Alimentação nesta terça em quatro cidades

O Governo da Paraíba, por meio da assessoria de comunicação da Secretaria de Estado do…

21 de outubro de 2024

Presidente do PT de CG e vice de Inácio no 1º turno é atropelado em carreata em Campina

Na carreata ontem (20), promovida pelo candidato a prefeito de Campina Jhony Bezerra (PSB), pelas…

21 de outubro de 2024