MPPB e Procuradoria-Geral da PB discutem estratégias para que multas do MP-Procon sejam executadas pelo Estado

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) avançaram, na tarde desta segunda-feira (12/09), nas tratativas para que as multas aplicadas pelo MP-Procon (o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do MPPB) com trânsito em julgado sejam inscritas na Dívida Ativa e possam, com isso, ser executadas pelo Governo do Estado.

Em reunião realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, ficou deliberado que as duas instituições adotarão providências para viabilizar a interoperabilidade dos sistemas ‘MPVirtual’ e TCC (Termo de Constituição de Crédito) e que também será realizado um treinamento aos membros e servidores do MP-Procon no sentido de orientá-los a instrumentalizar os feitos e alimentar o sistema da PGE.

Participaram da reunião o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; o diretor do MP-Procon, Romualdo Tadeu; o promotor de Justiça de defesa do consumidor da capital, Francisco Glauberto Bezerra; o procurador-geral adjunto do Estado da Paraíba, Paulo Márcio Madruga; o procurador do Estado, Felipe Silvino; a diretora de Tecnologia da Informação do MPPB, Vivianne Queiroz; o especialista em TI da PGE, Marcelo Diniz, e os assessores jurídicos do MP-Procon, Vitor Martorelli e Íracles Maia.

Mais efetividade na defesa do consumidor

Segundo o procurador-geral de Justiça, Antonio Hortêncio, a interlocução entre o MPPB e a PGE vai trazer maior efetividade ao trabalho realizado pelo MP-Procon na defesa dos direitos dos consumidores.

A percepção também foi compartilhada pelo diretor do MP-Procon. “Demos um grande passo para que todos os feitos e procedimentos administrativos sancionadores do MP-Procon com trânsito em julgado (quando se garantiu o devido processo legal e já se esgotaram todas as possibilidades de recurso) sejam, a partir de agora, efetivamente inscritos na Dívida Ativa. Desde a criação do MP-Procon, havia esse problema de falta de acesso ao sistema da PGE e hoje, em conjunto com o PGJ e a PGE, aviamos a resolução que se efetivará em poucos dias, colocando termo a uma situação desconfortável que só estava beneficiando os transgressores”, explicou Romualdo.

O procurador-geral adjunto do Estado explicou que, em razão de uma exigência legal (a Lei Estadual 9.520/2011), todos os procedimentos administrativos para a constituição de crédito não tributário do Estado devem ser digitalizados e inseridos em um sistema (o TCC), que é gerido pela PGE. “Estava faltando essa comunicação (com o MPPB) para que os títulos constituídos pelo MP-Procon pudessem ser encaminhados ao nosso sistema para que, a partir de então, a PGE pudesse executá-los. A partir dessa reunião, creio que em pouco tempo resolveremos essa questão”. disse.

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

O prazo de inscrição para os competidores que desejam participar da 3ª edição da Ultramaratona…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024