Categorias: Paraíba

MPPB e rede de proteção discutem casos de crianças e adolescentes vulneráveis

PUBLICIDADE

A Promotoria de Justiça de Pocinhos promoveu duas reuniões por videoconferência, com secretários municipais, Defensoria Pública e profissionais de saúde e de assistência social da rede de proteção dos municípios de Pocinhos e Puxinanã para tratar de casos de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Segundo a promotora de Justiça Fabiana Mueller, esse trabalho integra procedimentos administrativos instaurados com o objetivo de fiscalizar e fomentar a atuação conjunta dos órgãos para que discutam e busquem soluções extrajudiciais, com proatividade, em benefício do público infanto-juvenil.

Desde que foram instaurados os procedimentos, essa já é a quinta reunião por videoconferência promovida pela Promotoria de Justiça com profissionais do Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), secretarias municipais de Educação, Saúde e Educação, serviços de saúde mental (como Centro de Apoio Psicossocial, Caps, por exemplo), conselheiros tutelares e de direitos das duas cidades.

Na primeira reunião, realizada no início de junho, foram discutidas estratégias para realizar atuações conjuntas e integradas em benefício de crianças e adolescentes que estejam em situação de vulnerabilidade social. Nas reuniões seguintes, foram discutidos casos concretos de famílias que apresentam alguma necessidade e/ou problema e precisam da intervenção dos órgãos governamentais.

Conforme explicou a promotora de Justiça, além de acompanhar cada caso de criança e adolescente em situação de vulnerabilidade e/ou violação de direito, o Ministério Público está atuando para garantir a essas meninas e meninos e também às suas famílias, atendimento integral e multiprofissional, com vistas a cessar a situação de violação de direitos e vulnerabilidade e garantir o bem-estar de todos. Isso engloba ações para garantir desde o tratamento psicológico em serviços públicos de saúde mental até a inserção dessas crianças e adolescentes nas aulas virtuais das escolas, durante a pandemia da covid-19, por exemplo.

A reunião foi finalizada com medidas que deverão ser adotadas pela rede e secretarias municipais em relação a crianças e adolescentes que vêm sendo acompanhados pela Promotoria de Justiça. O assunto será retomado pelos órgãos, no próximo dia 27 de novembro, pela manhã, em videoconferência.

PB Agora com MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cícero trata da liberação de recursos do Governo Federal para JP na área da Educação

Em mais uma agenda em Brasília para viabilizar investimentos para a cidade de João Pessoa,…

26 de novembro de 2024

Nota Cidadã sorteia carro zero quilômetro para compras com notas fiscais em dezembro

Pelo segundo ano consecutivo, o Nota Cidadã terá um prêmio extra no mês de dezembro:…

26 de novembro de 2024

Justiça condena Facebook após ONG de proteção animal da PB perder conta em rede social

O Facebook foi condenado a pagar R$ 10 mil por danos morais após uma ONG…

26 de novembro de 2024

Divulgada tabela do Campeonato Paraibano 2025; confira sequência de jogos

Nesta terça-feira (26), a Federação Paraibana de Futebol (FPF) realizou o Conselho Técnico para definir…

26 de novembro de 2024

Polícia Federal indicia deputado paraibano Cabo Gilberto, que reage: “Os ditadores não irão nos calar”

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL) foi indiciado pela Polícia Federal e usou…

26 de novembro de 2024

Codevasf anuncia entrega de 15 carros-pipa para enfrentamento da crise hídrica na PB; investimentos somam R$ 8,5 milhões

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) antecipará para…

26 de novembro de 2024