Categorias: Paraíba

MPPB e Ufal criam ferramenta para auxiliar investigações de candidatos nas redes sociais

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba e a Universidade Federal de Alagoas firmaram uma parceria que resultou na criação de uma ferramenta para auxiliar na investigação de condutas de candidatos, nessas eleições municipais. O Monitora77, nesta primeira versão, recupera informações de perfis-alvos na rede social Instagram, com o objetivo de preservação da cadeia de custódia da prova digital, ou seja, possibilita documentar procedimentos, identificando e coletando os atos e sua origem para análise dos promotores eleitorais, mesmo se houve descarte eventual das evidências. A ferramenta foi apresentada pelo MPPB e Ufal a membros do Ministério Público Eleitoral, nesta terça-feira (10/11), em evento virtual.

A reunião de apresentação foi conduzida pelo secretário de Planejamento e Gestão, o promotor de Justiça Leonardo Quintans, e pela promotora de Justiça Dulcerita Alves, que integra o MPE, em João Pessoa. A ferramenta foi apresentada pelos professores Krerley Oliveira (Ufal) e Adriano Barbosa (UFGD). O Monitora77 foi desenvolvido pelos estudantes José Augusto é da engenharia da computação e Maurício Maciel, sob a orientação dos professores. Promotores eleitorais que participaram da reunião ficaram entusiasmados por ter mais essa ferramenta para auxiliar na instauração de procedimentos e o grupo já discutiu sua ampliação, tanto no eleitoral, quanto em outras áreas.

Leonardo Quintans agradeceu ao professor Krerley e a toda a equipe da Ufal pela disponibilidade e competência no desenvolvimento da ferramenta, destacando a contribuição da universidade como uma instituição importante não só no ensino, mas também na pesquisa e extensão, que tem como foco a transformação da sociedade, que é também o objetivo do Ministério Público. Ele também agradeceu a promotora Dulcerita, ressaltando que a parceria nasceu de sua inquietação frente ao trabalho desenvolvido no MPE, e aos demais promotores que dispuseram de seu tempo para conhecer a ferramenta. Quintans também informou que a gravação da reunião poderia ser disponibilizada aos demais, cujas agendas impediram a participação na videoconferência.

A promotora eleitoral, Dulcerita Alves, falou da sua satisfação em conhecer o professor Krerley e mais ainda de ele ter atendido tão prontamente à sua expectativa, em um tempo recorde, possibilitando que a ferramenta já possa ser usada neste primeiro turno das eleições, com a possibilidade de recuperar informações de períodos anteriores. Ela destacou o fato de estudantes de uma universidade pública estarem comprometidos com o trabalho do Ministério Público, nestas eleições. Como atua na área da violência doméstica em João Pessoa, a promotora já iniciou os primeiros contatos no sentido de aprofundar a parceria com a Ufal para também poder usar a ferramenta na investigação de violência contra mulheres, praticadas no ambiente online.

O professor Krerley Oliveira agradeceu a oportunidade de poder contribuir com o Ministério Público para dar uma resposta à sociedade, neste momento, ressaltando que esse foi o primeiro passo de uma parceria que pode render outros frutos. Ele passou a palavra ao professor Adriano Barbosa, que também agradeceu a oportunidade de trabalhar no projeto e apresentou o funcionamento da ferramenta aos promotores eleitorais.

Os detalhes de funcionamento do Monitora77 não serão disponibilizados ao público para evitar eventual burla dos resultados obtidos, que, se forem explorados e analisados em investigações, podem resultar em informações necessárias para ajuizamento de ações eleitorais. O nome da ferramenta é alusivo ao ato do monitoramento que se propõe a fazer e ao número da última zona eleitoral da Paraíba.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024