O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou um procedimento administrativo para acompanhar o fechamento de duas escolas municipais que ainda funcionam no sistema multisseriado estão localizadas na zona rural do município de Pocinhos, bem como a transferência dos alunos para outra unidade de ensino. O objetivo, segundo a promotora de Justiça Fabiana Mueller, é garantir o acesso à educação de qualidade aos 12 alunos, do maternal ao 2° ano do ensino fundamental, que serão realocados, bem como a segurança no transporte escolar que será ofertado pelo Município aos estudantes. Nesta segunda-feira (13), a promotora oficiou a Secretaria Municipal de Educação, para que forneça informações sobre o assunto.
Na última quinta-feira (9), foi realizada uma audiência pública, na Câmara Municipal de Vereadores, para ouvir a população sobre a intenção do Município de fechar as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental Francisco Januário e Luiz de Melo, localizadas nos Sítios Caiçara e Tanques. Participaram da audiência a promotora de Justiça Fabiana Mueller; a secretária de Educação e a secretária adjunta, Jordana Araújo e Norma Leal, respectivamente; o procurador-geral do Município, Moacir Mendes, vereadores e pais dos alunos das duas comunidades.
Na ocasião, a secretária explicou que o objetivo do Município é acabar com o ensino multisseriado, por ser considerado prejudicial às crianças. No ofício encaminhado à Promotoria de Justiça e que deu origem à Notícia de Fato 026.2023.000084, a gestora diz que “ambas escolas possuem alunos em processo de alfabetização, o que dificulta ainda mais o trabalho do professor que, nessa situação, teria alunos de cinco anos\séries diferentes”. “Trata-se de dois segmentos (educação infantil e ensino fundamental) que exigem posturas e planejamento didático diferentes por parte dos professores”, diz.
No ofício, a secretária pede a mediação do MPPB para auxiliar o poder público a decidir, de maneira democrática, junto à comunidade, sobre o fechamento das escolas e se compromete a disponibilizar transportes com professores e cuidador(a) para o translado seguro das crianças; a oferecer uma escola sem turmas multisseriadas e a zelar pelo prédio da escola, que por ventura fique fechada, para evitar danos à comunidade. “Caso fechada, no início de cada ano letivo iremos ofertar matrículas e caso haja demanda de alunos, reabriremos as escolas”, acrescentou.
Audiência
Durante a audiência pública, os pais dos alunos explicitaram a preocupação com a segurança dos filhos, por se tratarem de crianças muito pequenas. Foi sugerido por eles e pela promotora de Justiça a transferência apenas dos alunos do ensino fundamental, permanecendo aberta a escola na comunidade para atender aos alunos da educação infantil.
A secretária, por sua vez, sugeriu que fosse feito um período de adaptação, com o fechamento das atividades nas duas escolas e a transferência dos alunos para o Distrito de Nazaré.
Ficou deliberado que será realizado esse período probatório de transferência dos alunos e que será feita nova audiência pública, em data a ser definida, para debater a situação dos alunos na nova unidade de ensino.
A promotora de Justiça destacou que o MPPB vai acompanhar o caso. “O Ministério Público continuará fiscalizando, permanentemente, as ações do poder público, especialmente no que diz respeito ao transporte escolar e ao ensino público de qualidade ofertado aos estudantes. A população também deve cobrar da administração pública a boa execução do projeto de transferência dos alunos e acionar a Promotoria de Justiça, se houver algum problema”, orientou.
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…
A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…
Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…
Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…
A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…