Categorias: Paraíba

MPPB lidera pelo 4º ano consecutivo ranking do transparentômetro do CNMP

PUBLICIDADE

Instituição atinge índice de 100% na avaliação do primeiro semestre de 2021 ao cumprir todas as determinações da LAI e resoluções sobre transparência

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) atingiu, pelo quarto ano consecutivo, o índice de 100% na avaliação do seu Portal da Transparência, devido ao cumprimento integral das determinações da Lei de Acesso à Informação (LAI) e das resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que versam sobre a transparência na divulgação de dados. Com isso, a instituição ocupa, junto com o Ministério Público Federal e mais 18 Ministérios Públicos estaduais, o topo do ranking do transparentômetro do CNMP.

A avaliação é referente ao primeiro semestre deste ano e foi anunciada, na segunda-feira (13/09), durante a 13ª sessão ordinária do CNMP, pelo conselheiro e presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF), Silvio Amorim. Além do MPPB, os 18 Ministérios Públicos estaduais que também atingiram índice de 100% na avaliação são: Acre, Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O Conselho Nacional, o Ministério Público Militar (MPM), o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MDFT) e quatro unidades estaduais do Ministério Público (Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo) obtiveram índice superior a 99%. Já o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o MP de Roraima alcançaram mais de 98%. O MP de Mato Grosso superou o patamar de 96%, enquanto o MP de Minas Gerais atingiu o índice de 94,4%.

O conselheiro Silvio Amorim destacou o empenho do Ministério Público brasileiro, já que quase todas as unidades receberam a menção “Excelente” no Transparentômetro. “Espero que assim permaneça de modo que a legislação relacionada à transparência e ao acesso à informação seja cada vez mais respeitada”, disse.

O procurador-geral de Justiça do MPPB, Antônio Hortêncio Rocha Neto, recebeu de forma muito positiva a informação e destacou que o índice reflete o comprometimento da instituição e de toda a sua equipe de membros e servidores com a transparência na gestão e nos recursos públicos. “Isso é fruto da responsabilidade e do compromisso diuturno de todos que compõem o MPPB com a coisa pública. É uma demonstração de que estamos no caminho certo. Manter a transparência é uma obrigação de toda gestão, e vamos continuar trabalhando para tal fim”, disse.

Investimento em transparência

Desde o primeiro semestre de 2018, o MPPB vem conquistando o índice de 100% de atendimento aos critérios de transparência. O feito é o resultado de um grande esforço de membros e servidores e também do investimento em tecnologia e em canais que possibilitam maior transparência sobre a gestão administrativa e financeira, o que levou à melhoria, gradativa, dos indicadores do MPPB.

A primeira avaliação sobre os portais da transparência das unidades do Ministério Público de todo o País foi realizada em 2014. Na ocasião, o MPPB obteve índice de 26,32%, ficando em penúltimo lugar no ranking do transparentômetro do CNMP. Com as melhorias implementadas ao longo dos anos, a instituição conseguiu obter, já no quarto trimestre de 2015, o índice de 63,19% em transparência. No segundo semestre de 2017, alcançou 97,80%, ficando na 6ª colocação. No segundo quadrimestre de 2018, o MPPB subiu do segundo para o primeiro lugar, mantendo-se, desde então, no topo do ranking, juntamente com outras unidades do MP brasileiro.

Transparentômetro

O “transpararentômetro” é uma ferramenta criada pelo CNMP com o objetivo de fomentar o aperfeiçoamento contínuo dos 31 portais da transparência do Ministério Público e que obteve o reconhecimento do Tribunal de Contas da União (TCU). As avaliações acontecem com periodicidade semestral. Nelas são analisados 318 itens de transparência em cada MP para garantir o cumprimento da Lei Complementar nº 101/2000, da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/11) e das Resoluções CNMP n° 74/2011, n° 86/2012, n° 89/2012 e n° 178/2017.

Clique aqui para ver o Mapa da Transparência.

Com Ascom do CNMP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024