Categorias: Paraíba

MPPB pede fechamento de escolas irregulares em João Pessoa

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) ingressou com ações civis públicas para impedir que duas escolas de educação infantil da rede privada de ensino de João Pessoa continuem funcionando. As ações foram ajuizadas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Capital, que constatou que a escola 'Lápis na mão”, localizada no bairro João Paulo II, e o “Educandário Raniel Sobrinho”, localizado no Alto do Mateus, funcionam há vários anos sem autorização legal do Conselho Municipal de Educação, por isso, são considerados irregulares.

Conforme explicou o promotor de Justiça Luis Nicomedes de Figueiredo Neto, existem em tramitação outros procedimentos que visam averiguar a regularidade de funcionamento de unidades de ensino da rede privada e que poderão ensejar a propositura de novas ações judiciais.

Segundo ele, a necessidade de credenciamento e autorização de funcionamento da instituição junto ao poder público “não é uma mera exigência burocrática” e visa proteger o público-alvo que as instituições de educação infantil atingem: crianças na primeira infância, etapa considerada essencial para o desenvolvimento infantil em que são formadas as bases de aprendizado que utilizarão para toda a vida.

Luís Nicomedes esclareceu que a ausência de autorização para funcionamento do estabelecimento de ensino não somente impede o acompanhamento da qualidade do serviço prestado – desde o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem até condições adequadas de infraestrutura -, como também expõe, muitas vezes, os alunos a profissionais não qualificados para a tarefa. 

Alerta aos pais

A promotoria alerta que para saber sobre a regularidade das escolas, os pais devem exigir dos estabelecimentos, no ato da matrícula de seus filhos, independentemente do nível de ensino, que lhes sejam apresentados a autorização para funcionamento expedida pelo Conselho Municipal de Educação (no caso de oferta exclusiva de educação infantil) ou pelo Conselho Estadual de Educação (nas hipóteses de oferta conjunta com outras modalidades de ensino), sem prejuízo de outros documentos que comprovem que a escola atende aos padrões de segurança, higiene e qualidade de ensino, dentre outros. “É bom destacar que a ausência de autorização para funcionamento pelos Conselhos de Educação impede também o fornecimento da documentação escolar que habilita o aluno a prosseguir regularmente com os seus estudos nos níveis de ensino seguintes”, alertou.

 

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro

O ator e diretor Ney Latorraca, de 80 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (26)…

26 de dezembro de 2024

Operação prende suspeito de estupro virtual que ameaçava expor fotos das vítimas na PB

Nesta quinta-feira (26), a Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos…

26 de dezembro de 2024

Polícia Militar apreende submetralhadora e drogas na cidade de Bayeux

Na noite dessa quarta-feira (25), a Polícia Militar apreendeu uma submetralhadora e drogas durante uma…

26 de dezembro de 2024

Pedreiro é preso na Paraíba suspeito de tentativa de latrocínio no Rio Grande do Norte

Um pedreiro de 23 anos foi preso nesta quarta-feira (25), na Paraíba, suspeito de envolvimento…

26 de dezembro de 2024

Motorista morre após caminhão carregado de tijolos tombar na PB-079

Um acidente na PB-079, entre os municípios de Areia e Alagoa Grande, no Brejo paraibano,…

26 de dezembro de 2024

Jogador Neymar e Bruna Biancardi anunciam que serão pais mais uma vez 

O atacante Neymar Jr., atualmente jogador do Al Hilal, aproveitou o Natal para compartilhar uma…

26 de dezembro de 2024