O Ministério Público da Paraíba (MPPB) através da Promotoria de Defesa do Cidadão e do Idoso de Santa Rita promoveu três dias de ação educativa de trânsito no Município. As ações tiveram início nessa segunda-feira (25) e vão até a quarta-feira (27). Os locais escolhidos apresentam mais vulnerabilidades de acordo com o Departamento de Trânsito da Paraíba. O objetivo é educar as pessoas e orientá-las sobre o uso de cintos de segurança, capacetes, travessias, etc.
De acordo com a promotora de Justiça Nara Lemos, depois da blitz educativa, haverá fiscalização repressiva em Santa Rita. “Já temos uma data marcada para a fiscalização, mas não se pode divulgar. Há muito tempo que ninguém tinha uma iniciativa como esta na cidade, de unir vários órgãos em prol de diminuir os riscos no trânsito”, afirmou.
Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Detran, DTTran e a ong ‘Educar para a vida, educar para o trânsito’ estiveram nas principais avenidas de Santa Rita conversando com motoristas e pedestres sobre questões de segurança. “No município tem acontecido muitos atropelamentos e por isso, o pedestre precisa também de conscientização. Ele tem que atravessar somente na faixa, esticar o braço, pedindo passagem, passar somente quando o motorista parar e atravessar com passos firmes no centro da faixa”, explicou a Chefe de Divisão do Detran-PB, Abimadabe Vieira.
Em meio às ações, os orientadores visitaram uma escola, onde puderam deixar alguns alunos informados sobre questões de segurança, acidentes, números de emergência e os problemas de trotes. Durante a visita houve a cobrança por parte de professores sobre faixas e pedestres apagadas nas proximidades da instituição de ensino.
“Foi uma grande reivindicação. O importante deste contato direto com a população é que podemos ouvir os principais problemas e tentarmos solucioná-los da melhor forma possível, como a manutenção de faixas como foi solicitado”, concluiu a promotora Nara Lemos. Amanhã, uma faixa de trânsito será pintada na avenida João Pessoa, principal do bairro Tibiri.
Educação no rádio
Nesta semana começou também as ações educativas de trânsito em duas rádios de Santa Rita, com a veiculação diária de alertas sobre leis e infrações de trânsito previstas no Código de Trânsito Nacional (GTN), através da Rádio 100.5 FM Líder e Rádio Universo FM. O Ministério Público também levará as normas de trânsito para os ônibus da cidade, através de cartazes que serão confeccionados e colados nos coletivos, trazendo informações sobre leis de trânsito.
MPPB
Faltam apenas dois dias para o encerramento da campanha Fique em Dia com a Cagepa,…
Calendário do 13° e dezembro será anunciado na próxima segunda-feira A Prefeitura de Campina Grande…
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou na terça-feira (26) o indiciamento…
O governador João Azevêdo se reuniu, na tarde desta quinta-feira (28), em Brasília, com o…
O mercado de trabalho da Paraíba segue em alta neste ano e registra pelo 8º…
O pacote econômico anunciado pelo governo Lula na noite dessa quarta-feira (27) gerou reações divididas…