Categorias: Paraíba

MPPB: Secretarias se comprometem a fiscalizar propaganda irregular no setor industrial de JP

PUBLICIDADE

A Secretaria de Planejamento de João Pessoa (Seplan) se comprometeu, no prazo de 30 dias, efetuar uma fiscalização conjunta com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) da publicidade irregular do setor. Após esse prazo, a Seplan deve encaminhar relatório conclusivo da fiscalização à 2ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e do Patrimônio Social com quadro informativo de todas as unidades inspecionadas nos diversos setores industriais da Capital.

 

A medida foi acordada durante audiência realizada na manhã desta terça-feira (7) pelo promotor de Justiça João Geraldo Barbosa que contou com representantes da Procuradoria-Geral do Município, da Seplan e da Sedurb.

 

A Seplan deve encaminhar ainda, no prazo de 10 dias, um quadro demonstrativo com informações das empresas comerciais que já foram fiscalizadas e notificadas para que regularizem sua publicidade, conforme determina o Código de Posturas do Município, bem como as penalidades aplicadas nos casos em que não houve a regularização.

O diretor de Fiscalização da Seplan, Giovani Soares de Alencar, informou, durante a audiência, que houve uma intensificação da fiscalização com notificação de diversas empresas para que regularizassem a publicidade. Ele disse ainda que estas regularizações abrangem as áreas e empresariais, como bancos, supermercados, redes de farmácias e microempresas.

Já o diretor de Serviços Urbanos da Sedurb, Flávio Monteiro de Sousa, disse que foram tomadas medidas punitivas contra planos de saúde, cartomantes e publicações de propagandas de shows. A Sedurb vai encaminhar, dentro de 10 dias, relatório das providências tomadas e também vai intensificar a fiscalização do uso de propaganda irregular nos imóveis protegidos por tombamento.

Flávio Monteiro falou ainda que entrou em vigência um Decreto Municipal que autoriza a Sedurb a retirar veículos abandonados nos logradouros e nos passeios públicos. Além disso, foi informado que a prefeitura contratou a Empresa Murban para realizar estudos de consultoria para atualização do Código de Posturas, de forma que venha a se adequar à realidade e exigências referentes à propaganda irregular e poluição visual.

 

Recomendação

 

O promotor de Justiça João Geraldo Barbosa reiterou a recomendação para que o Município de João Pessoa exerça seu poder de polícia para coibir qualquer tipo de publicidade irregular, seja no âmbito público ou privado e que também possibilite nas suas políticas administrativas a realização de um concurso público para agentes de fiscalização. Atualmente, a Sedurb dispõe de apenas oito fiscais e a Seplan de 12 para todo o município.

 

MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alerta de baixa umidade para 58 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, neste sábado (04), um alerta de baixa umidade…

4 de janeiro de 2025

Família é resgatada após naufrágio em moto aquática no rio Paraíba

Uma família composta por um pai e seus dois filhos, de 17 e 11 anos,…

4 de janeiro de 2025

João Pessoa é destaque na BBC como destino turístico em alta no NE: de capital ‘esquecida’ a nova ‘queridinha’ do verão

A capital paraibana, João Pessoa, está em evidência internacional. Neste sábado (04), a cidade foi…

4 de janeiro de 2025

Operação Verão 2025 combate loteamento irregular da faixa de areia em Cabedelo

Na manhã deste sábado (04), na orla de Cabedelo, ocorreu a Operação Verão 2025, uma…

4 de janeiro de 2025

Foto de ministro de Lula ao lado de Cássio Cunha Lima em Camboinha aquece especulações sobre articulações políticas

Neste sábado (04), uma foto tirada em Camboinha, em Cabedelo, trouxe à tona um encontro…

4 de janeiro de 2025

Ossada humana é encontrada em região de mata próxima ao açude de Bodocongó, em CG

Uma ossada humana foi localizada na noite dessa sexta-feira (03) em uma área de mata…

4 de janeiro de 2025