Categorias: Paraíba

MPPB vai fiscalizar qualidade das escolas

PUBLICIDADE

 

A Promotoria de Defesa da Educação da Comarca de João Pessoa instaurou procedimento administrativo para fiscalizar a qualidade da educação oferecida nas escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino. O “Programa de Fiscalização da Educação Básica” será desenvolvido através de parcerias que serão firmadas com Conselhos Tutelares, Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho.

O programa também prevê ações como o levantamento das escolas públicas localizadas na Capital e inspeções que serão realizadas em unidades de ensino selecionadas por amostragem. Segundo a promotora de Justiça Fabiana Lobo, um dos principais objetivos é incentivar a população a denunciar, diretamente à Promotoria da Educação ou através dos Conselhos Tutelares, os casos de falta de qualidade no ensino, os problemas existentes nas instalações físicas das escolas e/ou na merenda escolar. As denúncias podem ser feitas pelo telefone (83) 2107-6129.

O programa de fiscalização elaborado pelo MPPB visa combater problemas educacionais graves como o abandono escolar e a baixa qualidade do ensino. “A Constituição Federal diz que o ensino deve ser ministrado com base no princípio da garantia do padrão de qualidade. A inobservância desse princípio constitucional é uma das principais razões da evasão escolar e das baixas médias obtidas nas avaliações nacionais da qualidade do ensino”, justificou Fabiana Lobo.

O procurador-geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, por sua vez, considerou a iniciativa da Promotoria da Educação importante. “Essa questão será discutida pelos Centros de Apoio Operacional Temáticos, através da equipe especializada em infância, juventude e educação, que poderá estabelecer uma política institucional estendendo esse programa a outros municípios do Estado”, acrescentou.

Audiências

Na próxima segunda-feira (22), às 14h, a promotora da Educação Fabiana Lobo vai se reunir com os representantes dos CAEs do município de João Pessoa e do Estado da Paraíba para discutir o assunto. No dia seguinte, será realizada, às 14h30min, uma audiência com os presidentes dos cinco Conselhos Tutelares da Capital. Na ocasião, o MP vai propor a assinatura de um termo de cooperação em que os conselhos tutelares vão se comprometer a fiscalizar a qualidade da educação pública no que diz respeito à infraestrutura dos prédios, ao processo ensino-aprendizagem e à merenda escolar oferecida nas escolas públicas municipais e estaduais localizadas em suas respectivas áreas de abrangência.

Abaixo da média nacional

Dados do Ministério da Educação confirmam a falta de qualidade na educação no Estado da Paraíba e no município de João Pessoa, já que o índice de desenvolvimento da educação básica (ideb), no ensino fundamental e médio, ficaram abaixo da média nacional. Numa escala de zero a dez, o ideb das escolas estaduais em todo o País nos anos finais do ensino fundamental, por exemplo, foi 3,6 e o das escolas municipais foi 3,4. Na Paraíba, o ideb das escolas estaduais nos anos finais do ensino fundamental foi 2,8 e na rede municipal, 3,0.

O ideb é calculado a partir da taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), através do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
 

 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DataVox acerta resultados de eleições da OAB-PB e OAB-DF em pesquisas internas e consolida credibilidade

O Instituto de pesquisa DataVox mais uma demonstrou precisão ao acertar os resultados das eleições…

19 de novembro de 2024

ALPB define eleição da Mesa Diretora para a próxima terça; prazo para inscrever chapas já está aberto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já se prepara para a próxima eleição da Mesa…

19 de novembro de 2024

Hervázio garante Cícero na chapa majoritária governista em 2026: “Só não estará se ele não quiser”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) fez uma declaração que pode ter um grande impacto…

19 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB aposta em ‘fator Aguinaldo Ribeiro’ para dissuadir “queixosos” de abandonar base aliada

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Chico Mendes (PSB), demonstrou confiança…

19 de novembro de 2024

Harrison Targino é reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba para o triênio 2025-2027

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, foi reeleito…

19 de novembro de 2024

Plano para matar Lula só não ocorreu por detalhe, diz ministro Paulo Pimenta

Ao comentar a operação deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), o ministro da…

19 de novembro de 2024