MPs e forças de segurança se reúnem para combater assédio eleitoral e garantir “voto livre” nas eleições municipais na PB

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF) se reuniram, na manhã desta quinta-feira (26), com representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar para discutir estratégias conjuntas no Plantão Eleitoral do próximo fim de semana, que coincide com o primeiro turno das eleições municipais. A reunião ocorreu com o objetivo de reforçar a atuação integrada dos órgãos na prevenção e combate ao assédio eleitoral.

O procurador-chefe do MPT na Paraíba, Rogério Sitônio Wanderley, destacou que o MPT estará em plantão especial nos dias 5 e 6 de outubro, com atendimento das 8h às 17h, para receber e apurar denúncias de assédio eleitoral. “Temos recebido um volume significativo de denúncias, o que coloca a Paraíba entre os estados com maior número de casos no Brasil, atrás apenas da Bahia e São Paulo. No acumulado das últimas eleições, lideramos o ranking no Nordeste. É essencial que atuemos de forma coordenada para garantir que os eleitores possam exercer seu direito de voto livremente”, afirmou Sitônio.

O procurador regional eleitoral do MPF, Renan Paes Félix, detalhou a estrutura do processo eleitoral na Paraíba, que conta com 68 zonas eleitorais e promotores eleitorais atuando em todas elas. Ele também alertou sobre crimes como a coação de eleitores por facções criminosas e reforçou a tipificação do crime de assédio eleitoral no Código Eleitoral, que prevê até quatro anos de reclusão. Paes Félix lembrou, ainda, que a recente inclusão do crime de “Violência Política de Gênero” no Código Eleitoral busca proteger candidatas de ataques relacionados ao exercício de suas campanhas.

Representantes da PRF e da Polícia Militar também estiveram presentes no encontro. O agente José Geraldo Alves Júnior, representando a PRF, e o capitão Bruno Alves Dutra, da Polícia Militar, confirmaram que as forças de segurança estarão mobilizadas com efetivo reforçado durante o fim de semana eleitoral. A Polícia Militar, em particular, atuará com mais de 8,8 mil agentes em todo o estado para assegurar a ordem pública e a integridade do processo eleitoral.

A reunião sublinhou o compromisso das instituições em monitorar e coibir práticas de assédio e coação eleitoral, incentivando a população a denunciar qualquer irregularidade por meio dos canais oficiais do MPT, disponíveis no site da instituição.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa é eleita como o destino mais procurado do mundo para 2025

João Pessoa, capital da Paraíba, foi eleita o destino mais procurado do mundo para 2025,…

22 de novembro de 2024

Saúde do Estado monta postos médicos avançados para atender romeiros da Penha em João Pessoa

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai instalar…

22 de novembro de 2024

Veículo Peugeot 207 pega fogo na BR-101 próximo ao Viaduto de Oitizeiro; trânsito já foi normalizado

Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…

22 de novembro de 2024

Pollyanna Dutra se coloca à disposição para 2026 e avisa: “Pronta para qualquer projeto político do PSB”

Em entrevista à Rádio Band News FM nesta sexta-feira (22), a secretária de Desenvolvimento Humano…

22 de novembro de 2024

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados por tentativa de golpe deve ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por…

22 de novembro de 2024

Cícero revela planos para construir Vila Olímpica para paratletas ao lado do Almeidão

Durante encontro com os nove atletas da Rede Municipal que vão representar João Pessoa e…

22 de novembro de 2024