Categorias: Paraíba

MP’s recomendam respeito à ordem de prioridade na vacinação contra a covid-19, em JP

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal expediram recomendação ao Município de João Pessoa para que adote todas as medidas previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid, no Informe Técnico que preconiza sobre a campanha nacional de vacinação, na Nota Informativa No 1/2021 e cumprimento integral da Portaria GM/MS No 69/2021, em especial que atente à ordem de prioridade, inclusive em relação ao número de doses para cada grupo prioritário

A recomendação foi expedida pela promotora de Justiça da Saúde de João Pessoa, Jovana Maria Tabosa; e pelos procuradores da República, José Guilherme Ferraz da Costa e Janaína Andrade de Sousa.

Foi recomendado ainda que, em relação aos profissionais de saúde, seja obedecida a ordem de prioridade estabelecida na Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems-PB), de 07 de janeiro de 2021, que orienta os municípios para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19. Além disso, devem ser promovidas ações visando a dar transparência à execução da vacinação contra o coronavírus no município, inclusive com a divulgação semanal das metas vacinais atingidas.

O MPPB e MPF também recomendaram que o Município de João Pessoa divulgue o plano de vacinação local, inclusive com menção

detalhada dos grupos que serão vacinadas em cada uma das etapas e os quantitativos correspondentes, para permitir o controle pela população, com a adequação das unidades destinadas à sua execução e o registro diário das informações nos sistemas.

Aos conselheiros municipais de Saúde foi recomendado que exerçam, no âmbito de suas atribuições, o controle social que lhes foi atribuído pela Lei no 8.142/90, fiscalizando a execução dos planos locais de vacinação contra a Covid-19, encaminhando a Promotoria de Justiça da Saúde da Capital relatórios semanais das suas atividades.

Prioridade

Na recomendação, os membros do MPPB e MPF que, diante das doses disponíveis para distribuição inicial às Unidades Federadas e a estimativa populacional dos trabalhadores de saúde, o Informe Técnico do Ministério da Saúde previu a necessidade de uma ordem de priorização desse estrato populacional e recomendou a prioridade para vacinação dos trabalhadores da saúde acima, conforme disponibilidade de doses, sendo facultado a Estados e Municípios a possibilidade de adequar a priorização conforme a realidade local.

Em João Pessoa, foi prevista a vacinação de 750 idosos com mais de 60 anos institucionalizados e 13.155 trabalhadores da saúde, o que corresponde a 34% do total desses trabalhadores no município.

Por isso, é destacado na recomendação que a Nota Técnica Conjunta da Secretaria de Estado da Saúde e do Cosems-PB, que orienta os municípios para a execução da campanha de vacinação contra a Covid-19, previu como prioridade a vacinação dos trabalhadores da saúde que estiverem nos serviços de linha de frente contra a Covid-19 em hospitais, UPA’s e Samu, equipes de vacinação envolvidas inicialmente com vacinação de grupos prioritários e trabalhadores de instituições de longa permanência.

Os membros do MP assinalam ainda que Ministério da Saúde publicou a Portaria GM/MS No 69/2021, que institui a obrigatoriedade de registro de aplicação de vacinas contra a covid-19 nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

A recomendação ressalta ainda que o cumprimento do disposto na Portaria, Informe Técnico e Nota Informativa será fiscalizado pelos órgãos de controle interno e externo competentes, de acordo com a legislação aplicável.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024