Município de Campina Grande deve indenizar motorista após árvore cair sobre veículo

PUBLICIDADE

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba manteve a decisão que condenou o município de Campina Grande ao pagamento de indenização por danos morais e materiais em decorrência da queda de árvore em cima de um veículo.

O autor da ação nº 0813269-81.2020.8.15.0001 afirma ser motorista e prestador do serviço de transporte alternativo de passageiros, fazendo a linha Pocinhos/Campina Grande todos os dias da semana, sendo a renda familiar proveniente dessa atividade. Relata que no dia 10 de dezembro de 2018 o seu automóvel estava estacionado na rua Tavares Cavalcanti, quando uma árvore existente na calçada caiu em cima do seu veículo, danificando-o. Afirma que em consequência do acidente, o veículo ficou parado por cerca de sete meses, impossibilitando-o de trabalhar, tendo sobrevivido da ajuda de parentes e amigos.

Na Primeira Instância, o município de Campina Grande foi condenado a pagar ao autor a quantia de R$ 10 mil, a título de danos morais, e de R$ 7.500,00 pelos danos materiais.

A edilidade buscou a reforma da decisão, alegando que as árvores existentes no município são frequentemente fiscalizadas. Aduz que, no caso em questão, o parecer dos agentes responsáveis foi no sentido de que não havia necessidade de poda além daquela que já havia sido efetuada. Portanto, o tombamento ocorreu em razão da força da natureza, já que nenhuma outra árvore do local chegou a cair, o que prova que a posição dos agentes estava correta.

O relator do caso foi o juiz convocado Inácio Jairo. Ele destacou que “comprovada a relação entre o evento danoso – queda de árvore em veículo, e a omissão do Poder Público Municipal, em virtude da falta do dever de poda e zelo com a conservação de árvore em via pública, exsurge o dever de indenizar”. Da decisão cabe recurso.

 

Ascom / TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: A mulher da beira do rio!

Tempos duros, porém, agradáveis. O marido saía para trabalhar, as esposas punham a comida no…

19 de setembro de 2024

Conversas expostas pela PF indicam “promiscuidade” e “dívida” de Raíssa Lacerda com traficantes

As investigações da Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Território Livre, apontam para o…

19 de setembro de 2024

Nesta sexta e sábado: PB Agora/Datavox divulga pesquisas com números exclusivos das corridas eleitorais em Belém e Aroeiras

O portal PB Agora, em parceria com o instituto Datavox, divulgará nesta sexta-feira (20) e…

19 de setembro de 2024

Hugo Motta amplia articulações com ministros do governo Lula na disputa pela presidência da Câmara

O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), tem intensificado articulações com…

19 de setembro de 2024

Com seca histórica, nível de hidrelétricas segue em queda no Brasil

Falta de chuva, queimadas e ondas de calor. Com seca histórica, o nível de hidrelétricas…

19 de setembro de 2024

Anna Carla Lopes comemora votação histórica para vaga de desembargador no TJPB

A advogada Anna Carla Lopes, eleita como a mais votada na lista sêxtupla para a…

19 de setembro de 2024