Chove forte em toda a Paraíba. As maiores precipitações têm sido registradas em João Pessoa e em municípios do Sertão paraibano. Segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), em Zabelê e Bonito de Santa Fé foram verificados mais de 100 milímetros. De acordo com a AESA em pelo menos sete localidades o índice pluviométrico ultrapassou os 70 milímetros.
Bonito de Santa Fé foi onde mais choveu nas últimas horas. Lá foram registrados 137 mm. Zabelê aparece logo em seguida no ranking das cidades onde mais choveu, com 107 mm.
A lista segue com Princesa Isabel (87 mm), Curral Velho (85 mm), Diamante (72 mm), Boa Ventura e Água Branca (70 mm, cada).
Entre os municípios que registraram mais de 50 mm de chuvas estão Itaporanga (58,8 mm), São Domingos do Cariri (58 mm), Riacho de Santo Antônio (54,8 mm) e Barra de São Miguel (52,4 mm).
Em João Pessoa, as chuvas registradas na madrugada desta quinta-feira (15/02), provocaram alagamentos e queda de uma árvore, na via que dá acesso ao Hospital Universitário. O local precisou ser interditado totalmente.
No Valentina de Figueiredo algumas ruas do bairro a água chegou próximo ao joelho dos moradores. Motoristas tiveram que parar os veículos em alguns trechos já que o nível da água estava alto e poderia provocar danos graves.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) já foi acionada para remover a árvore do local.
A previsão é de mais chuvas em boa parte do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para João Pessoa e outras 136 cidades da Paraíba. O aviso foi emitido às 10h desta quinta-feira (15) e é válido até as 10h desta sexta-feira (16).
Outro alerta, um amarelo de perigo potencial de chuvas, foi emitido para 113 cidades e vale das 10h41 desta quinta-feira (15) até às 10h41 da sexta-feira (16).
Severino Lopes
PB Agora