Termina dia 29 de agosto o prazo para que os gestores façam a correção dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2009. Os dados a serem alterados são referentes à Taxa Média de Aprovação – uma das variáveis que compõe o Ideb – e devem ser corrigidos no Sistema Educacenso, módulo Situação do Aluno.
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o retrato sobre a educação que o Ideb fornece é importante para a definição de políticas e programas de âmbito municipal que visem à melhoria do da qualidade do ensino.
Dessa forma, os gestores que solicitaram a correção da Taxa de Aprovação utilizada para o cálculo do Ideb devem ficar atentos para o fim do prazo para realizar as alterações necessárias no sistema. A entidade destaca que o índice é utilizado como critério na implementação de políticas públicas educacionais em nível federal, além de orientar a distribuição de recursos, a título de transferência voluntária, para Estados e Municípios.
Processo
Os gestores que observaram incorreções nos dados do Ideb 2009 tiveram até o dia 14 de agosto para enviar ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), por meio de formulário eletrônico, solicitando alterações das informações incorretas.
Para os Municípios que tiveram as solicitações referentes à correção da Taxa de Aprovação aceitas pelo MEC, o prazo final estabelecido para alterar as informações, por meio do sistema Educacenso, foi dia 29 de agosto.
PB Agora
com Famup