Categorias: Paraíba

Muriçocas do Miramar arrasta milhares de foliões em João Pessoa

PUBLICIDADE

 Foi no calor da ‘quarta-feira de fogo’ (6) que o bloco ‘Muriçocas do Miramar’ levantou voo em João Pessoa. Milhares de foliões desfilaram em um corredor que passava pelas avenidas Tito Silva e Epitácio Pessoa, terminando no Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú. Em seu 27º ano o bloco homenageou a Banda 5 de Agosto, que foi uma das atrações deste ano e puxou a multidão em cima de um dos 11 trios elétricos que desceram a avenida.

A grande homenageada da noite, a Banda 5 de Agosto nasceu em maio de 1964 e tem 48 anos de história. Ela funcionou extra oficialmente até 20 de outubro, quando o então prefeito Domingos Mendonça Neto sancionou uma lei oficializando a banda de música da cidade de João Pessoa com o nome ‘5 de Agosto’, em homenagem à fundação da capital paraibana. Outra estrela da noite também foi cantora paraibana Elba Ramalho.

Além de Elba, se apresentaram Mestre Fuba, Pura Raiz e Mirandinha, Mayara e Carol, Diana Miranda, Renata Arruda, Megaxé A2, Ramon Schnayder, Gracinha Telles e Gustavo Travassos, Eloisa Olinto, Natalie de Lima, Marianne Gipsy, Maestro Chiquito e Orquestra Metalúrgica Felipéia, PBPob com Banda 5 de Agosto, Nação Maracahyba, e mais três orquestras de frevo.

Uma grande estrutura foi pensada para que o desfile do maior bloco de arrasto do estado pudesse acontecer com segurança e tranquilidade. Um efetivo de mil PM’s foi disponibilizado para reforçar o policiamento ordinário durante a festa. “No ano passado o bloco levou 350 mil pessoas para a avenida, número que tende a aumentar esse ano. Em virtude disso nossa atenção e empenho esta redobrada para garantir a segurança dos foliões e das famílias que participam da festa”, afirmou o tenente-coronel Jéferson Pereira, comandante do Policiamento Regional Metropolitano .

Ao longo do corredor central do bloco, também foram instalados dezoito pontos de observação e um sistema de vídeo monitoramento móvel de toda área, plataformas de observação e três postos de comando (um no clube Cabo Branco, um no estacionamento do supermercado Pão de Açúcar que fica na avenida Epitácio Pessoa e outro na base de apoio da Polícia Militar, no Cabo Branco).

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) também realizou o bloqueio das vias Hidelbrando Tourinho com Antônio Rabelo Júnior (por trás do Posto 99), avenida Epitácio Pessoa com João Domingos (Wizard) e a Epitácio com a rua Giácomo Porto (Colégio Evolução) e toda a área em volta da Praça Tito Silva, em Miramar, para manter organizado o fluxo de veículos durante o desfile do bloco. A frota de ônibus também foi reforçada para atender a população.

 

Fantasiados ou não, os foliões só queriam saber de uma coisa: aproveitar a noite e se divertir. Muitos camarotes foram montados no corredor central, já quem mora na avenida Epitácio Pessoa aproveitou para curtir o ‘voo das Muriçocas’ da sacada das casas e prédios, que ficam ao longo da avenida. Alguns foliões eram veteranos como as amigas pessoenses Cristiane Marinho e Mércia Ramos. “Esse é o vigésimo quinto ano que nós participamos das Muriçocas do Miramar, sempre com muita alegria e muita animação”.

Mas a alegria não era privilégio apenas dos veteranos, muitos participavam pela primeira vez do bloco como a estudante piauiense Lívia Barroso, que estava acompanhada por amigos que moram em João Pessoa. Outro novato no bloco, veio de Brasília e fazia parte de um grupo de amigos pessoenses, que aproveitaram a ocasião para mostrar criatividade em suas fantasias, e em um tom bem humorado de protesto, desceram a avenida Epitácio Pessoa vestidos de pizzaiolos, para lembrar segundo eles, que o Brasil é o país onde tudo acaba em pizza.

G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024