Ataques a escolas, ameaças, apreensões e prisões em todo o Brasil tem deixado a população em alerta e insegura quando se trata de deixar os filhos em segurança nas escolas. Na Paraíba não tem sido diferente. Só esta semana, uma adolescente foi apreendida e um homem preso suspeito da prática de ameaças e de espalharem fake news sobre ataques.
A discussão chegou à Assembleia Legislativa da Paraíba e além do deputado Júnior Araújo, o deputado Gilbertinho também apresentou projeto de lei que defende que sejam instalados detectores de metais nas escolas pra prevenir atos de violência.
O texto do PL 263/2023 determina a obrigatoriedade da implantação de um “Portal de Detectores de Metais” em todas as unidades de ensino da rede pública da Paraíba.
Leia também:
Deputado da ALPB propõe implantar detectores de metal e agentes de segurança nas escolas do estado
O parlamentar ressalta que o projeto “se somará à implantação de ações estratégicas que a Secretaria de Educação adotará nos próximos dias, o que dará tranquilidade especialmente aos pais dos estudantes e aos professores”, afirmou.
O texto já começou a tramitar na Casa de Epitácio Pessoa, mas antes de ir ao Plenário deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça para receber o parecer favorável ou não pela constitucionalidade. Em seguida, o PL 263/2023 segue para comissão temática e só depois será apreciado em sessão ordinária.
Ainda segundo o texto da matéria, em caso de aprovação, as escolas terão 180 dias ou o início do próximo período letivo escolar para se enquadrarem à nova regra.
PB Agora