O presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu de forma contundente às críticas do bilionário Elon Musk ao sistema judiciário brasileiro, durante uma entrevista concedida à Rede Mais Rádios e à Rádio POP FM 89,3, de João Pessoa. Ao ser questionado sobre as declarações de Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), Lula expressou seu descontentamento.
“Ele pensa que é o quê?” foi a resposta inicial de Lula ao ser indagado sobre as críticas do empresário ao Supremo Tribunal Federal (STF). Lula enfatizou que qualquer pessoa com investimentos no Brasil, independentemente de sua origem, deve respeitar a Constituição e as leis do país. “Se a Suprema Corte toma uma decisão, ou ele cumpre ou vai ter que tomar uma atitude. Não é porque o cara tem muito dinheiro que pode desrespeitar,” afirmou o presidente.
Lula também ressaltou a importância da soberania do Brasil, afirmando que o país não deve tolerar ofensas aos seus líderes e instituições, independentemente da riqueza ou influência do crítico. “Se quiser bem, se não quiser, paciência. Se não for assim, esse país nunca será soberano. Não somos um país que tem complexo de vira-lata,” acrescentou.
A declaração de Lula veio logo após o término do prazo dado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, para que Musk indicasse um novo representante legal da rede social X no Brasil. Com o fim do prazo, o descumprimento da decisão será certificado no processo, e a suspensão da rede social no país pode ser a próxima medida.
Musk, que já havia anunciado o fechamento da sede do X no Brasil, continuou a desafiar as determinações do STF, incluindo uma ordem para bloquear o perfil do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Em um gesto provocativo, Musk utilizou a própria plataforma para debochar de Moraes, comparando-o a vilões de séries como Harry Potter e Star Wars.
Redação