Categorias: Paraíba

Geraldo Medeiros alerta que sem máscara a chance de uma pessoa pegar covid-19 é de 90%

PUBLICIDADE

O secretário estadual de saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, reagiu, durante entrevista ontem (06),voltou a comentar sobre a desobrigatoriedade o uso da máscara como ferramenta no combate à covid-19. “Esse não é momento de retirar as máscaras. Sem ela, você fica mais vulnerável”, disse Geraldo sobre a possibilidade contaminação sem máscaras.

Ainda segundo, Geraldo Medeiros, se faz mais do que necessário a importância de se manter esse procedimento protetivo. “É insignificante a possibilidade de você se contaminar se estiver de máscara, mas sem ela, a chance de contaminação é de 90%”, disse.

Recentemente Geraldo, rebateu um posicionamento do ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que projetou, para o final desse ano, a desobrigatoriedade o uso da máscara como ferramenta no combate à covid-19.  Conforme Medeiros, que é contrário a essa tese, na Paraíba, se depender dele, a desobrigatoriedade do uso da máscara será a última medida a ser adotada na Paraíba. Ele defende que antes a pandemia possa ser transformada em uma endemia, com número de casos e óbitos cada dia reduzidos, proporcionando um cenário favorável para que a adoção desse equipamento se torne facultativo.

“As máscaras representam uma barreira importantíssima na transmissão do vírus, consequentemente somos contrários a liberação da desobrigação de máscaras, visto que isso é um fator que inibe a propagação do vírus. Nós temos que ter a consciência de que nós só poderemos conter essa pandemia, e transformá-la numa endemia se nós diminuirmos o número de casos diários e de óbitos num nível que permita a endemia, isto é, termos poucos casos e poucos óbitos como ocorre com outras doenças infectocontagiosas”, disse.

Sem se vacinar – “São 470 mil pessoas que ainda não concluíram o esquema vacinal ”, afirmou o secretário. Geraldo Medeiros chamou atenção da população para que compareça aos postos de vacinação no próximo sábado (11) quando será realizado mais um dia “D”  de vacinação contra a Covid-19 na Paraíba. Mesmo a Paraíba estando numa situação favorável em relação à Covid-19, Geraldo Medeiros destacou que ainda não é tempo das pessoas abandonarem as medidas preventivas e sanitárias, como o uso da máscara, do álcool em gel e manter o distanciamento social.

‘Estamos com um vírus novo da  doença batendo a nossa porta  e por isso temos que redobrar os cuidados para evitar que essa doença se prolifere pela Paraíba e com isso sermos obrigados a voltar atrás com adoção de medidas mais severas”, comentou Geraldo.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024

Programa ‘Eu Posso’, da PMJP, abre novas inscrições com créditos de até R$ 15 mil; saiba como aderir

Os empreendedores de João Pessoa interessados em conseguir linhas de crédito devem ficar atentos porque…

24 de novembro de 2024

João Pessoa terá programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

A programação de final de ano da Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação…

24 de novembro de 2024