Na próxima quinta-feira: Chuva de meteoros será vista por telescópios em Baía da Traição

PUBLICIDADE

Para assistir a chuva de meteoros Geminídas, considerada a mais espetacular neste ano de 2023 no hemisfério norte, cujo pico para observação será na noite do dia 14 de dezembro, com previsão máxima de 120 meteoros, a grande oportunidade é participar do Acampamento Inclusivo que estará sendo realizado na Baía da Traição entre os dias 13 a 15 de dezembro, da oficina de ‘Observação dos Astros’ com a utilização de vários telescópios feitos por reeducandos do projeto Esperança no Espaço que estarão disponíveis para os interessados que queiram conhecer os planetas, as constelações e suas estrelas principais.

O projeto Esperança é da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB), idealizado e conduzido pelo diretor da Cadeia de Esperança, o policial penal Lindemberg Lima, a partir de junho de 2022. Trata-se do projeto de reinserção social “Esperança no espaço” que consiste no desenvolvimento da educação para astronomia.

Lindemberg Gonçalves Lima, que nas horas vagas, também é astrônomo amador. Mas claro que, para a ideia se tornar uma realidade, ele precisava provar a viabilidade do projeto. E para isso, ele resolveu investir seus próprios recursos para comprar os espelhos e envolver alguns detentos na construção do tubo e da base do seu primeiro telescópio.

Os telescópios são confeccionados com materiais de sobra de madeira das indústrias de móveis, tubo de PVC de 150 mm, cape de esgoto, cabo de vassoura, raio de bicicleta, cano de PVC normal, além do uso de laser, os espelhos e as lentes oculares. Os equipamentos que permitem ver objetos distantes até 30 milhões de anos luz da terra, possibilitam ver quase todos os planetas do sistema solar, galáxias, aglomerados globulares, aglomerados abertos e nebulosas serão disponibilizados aos participantes para vivenciarem essa atividade astronômica bastante curiosa.

Cada equipamento mede 203 mm de diâmetro com distância focal de 1.600 mm. São telescópios de alta qualidade até superiores a diversos modelos do mercado. “Nas áreas rurais, onde há menos poluição luminosa, com o nosso telescópio podemos ver objetos distantes até 30 milhões de anos luz da terra, dá para ver quase todos os planetas do sistema solar, galáxias, aglomerados globulares, aglomerados abertos, nebulosas, tudo depende da condição luminosa do céu”, revela Lindemberg.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024