Um vídeo postado nas redes sociais, do protesto dos moradores do bairro de Intermares, em Cabedelo, contra a proibição da construção do Shopping do grupo Marquise, ocorrido na noite de ontem, terça-feira (25), dá uma amostra do poder da manifestação popular.
Apesar dos vereadores que integram a bancada do prefeito Leto Viana afirmarem que não estão contra o povo, a maioria votou a favor da emenda Arthurzinho, que veta a construção de empreendimentos de grande porte no território cabedelense.
No vídeo é possível ver a manifestação dos moradores nos prédios, acendendo e apagando as luzes de suas varandas enquanto uma carreata comandada ela Associação dos moradores do bairro e a ONG SOS Cabedelo passavam pelo local.
O vereador Júnior Datelle, do PMDB, afirma que a emenda que veta a construção do Shopping foi inserida ao projeto original sem que fosse apreciada pela Casa.
Nesta quarta-feira setores da situação tentaram explicar o veto, jogando para a Marquise a responsabilidade sobre a não construção do empreendimento. Mas, o deputado Anísio Maia, do PT, por exemplo, comparou os parlamentares da cidade a ratos, avisando que eles estavam fugindo da população como verdadeiros ratos. “Quem não deve não teme”, disse.
Anísio é tachado como um dos deputados que votou contra o Shopping de Mangabeira, do empresário Roberto Santiago. Ele agora é a favor da construção do Shopping Intermares, que no campo empresarial, também acabaria afetando o empresário dono do Manaíra Shopping, visto que um empreendimento do grupo Marquise poderia ser o concorrente direto do Manaíra Shopping.
Nos dois casos, o empresário dono do maior Shopping da Capital apareceria como maior beneficiado, ou seja, na liberação para a construção do Shopping da Zona Sul – que já está em andamento – e com a não construção do Shopping Intermares, que foi vetado com o apoio do legislativo e da administração municipal.
VEJA O MANIFESTO NAS REDES SOCIAIS