Com a proximidade do final de ano, 83% dos paraibanos pretendem comprar presente no Natal. Este foi um dos dados revelados pela pesquisa de ‘Intenção de Compras’, realizada pelo Instituto Fecomércio, em parceria com o Sebrae. A pesquisa mostra também os presentes mais escolhidos e como o consumidor pretende gastar o décimo terceiro salário.
Segundo o levantamento, no topo da lista dos presentes mais procurados estão as roupas (59,90%), depois brinquedos (36,71%), calçados (21,01%), perfumes (19,57%), e eletrodomésticos e eletroeletrônicos (20,29%). Entre os eletroeletrônicos, os produtos mais citados foram: celular (26,51%), computador (19,28%) e televisor (15,66%).
Na hora de comprar, os consumidores entrevistados apontaram três fatores como fundamentais: a qualidade do produto (81,16%), o preço (69,08%) e o bom atendimento (52,90%). O cartão de crédito (parcelado e sem juros) será a forma de pagamento preferida por 53,62% dos consumidores nas compras nesse Natal. As compras à vista aparecem em seguida com 50%.
O levantamento revela ainda que os presentes com valores entre R$101 e R$300 serão os preferidos (31,88%) dos consumidores. Os produtos entre R$51 e R$100 aparecem logo depois (27,29%). Já os presentes acima de R$500,00 foram citados por 7,97% do universo pesquisado. Um grupo de 3,62% de consumidores, que pretendem presentear, ainda não planejaram seus gastos.
A pesquisa se preocupou também em conhecer o destino que os consumidores pretendem dar ao décimo terceiro salário. A maior parte (50,14%) pretende gastar com compras, um resultado 4,11% superior em relação à pesquisa de 2008. O pagamento de dívidas apareceu como o segundo maior destino, com 36,59%.
Entre os consumidores que não manifestaram intenção de presentear neste Natal (17%), o principal motivo foi “a falta de condição financeira” (50,59%). Este valor foi 8,23% menor em comparação com o ano anterior. O número de consumidores com intenção de compras no Natal deste ano (83%) também diminui, foi 4% inferior com relação a 2008.
É importante lembrar que em alguns quesitos os entrevistados poderiam marcar mais de uma opção como respostas, ficando a soma dos resultados superior a 100%.
Metodologia
A pesquisa entrevistou 500 consumidores de forma aleatória nos principais pontos de venda do Comércio Varejista da Região Metropolitana de João Pessoa, no período de 25 de setembro a 13 de outubro.
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