A entrega dos certificados do Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos para 58 merendeiras e cozinheiras de escolas e de creches do município de Esperança marca, nesta sexta-feira (11), as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação. A ação é do Governo do Estado, realizada pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em parceria com a prefeitura municipal. O evento acontecerá no Centro Social Urbano.
A capacitação visa a formação em boas práticas de manipulação de alimentos na merenda escolar, sobretudo para o melhor aproveitamento dos produtos da agricultura familiar, adquiridos a onze famílias pelo Programa Nacional de Aquisição de Alimentos Escolar (PNAE), destinados à merenda nas escolas da rede municipal de ensino. A capacitação é realizada através de parceria do Governo do Estado, por meio da Empaer, com a Prefeitura Municipal de Esperança.
A responsabilidade da capacitação ficou a cargo das extensionistas sociais Aldenora Pereira e Alice Cesária, além da equipe da prefeitura composta por Maria da Penha, coordenadora da merenda escolar no município e a nutricionista Juliana Almeida, com apoio da equipe da Gerência Operacional da Empaer de Esperança, e da Gerência Regional de Areia.
A abertura do evento, que aconteceu na segunda-feira (7), contou com a participação do secretário de Educação do Município Michael Lopes, o gerente regional da Empaer em Areia Marcilio Mauricio, o gerente operacional da Empaer em Esperança, Gilvan Salviano de Araujo e a equipe local composta de João Paulo da Silva Macedo, Romero Bento dos Santos, Justino Vieira Neto e Pedro Neto.
Para encerrar a semana, nesta sexta-feira, acontecerá uma programação especifica sobre a comemoração do Dia Mundial da Alimentação, com o tema “Alimentação Saudável e Sustentável”, a partir das 10h, junto com os agricultores que fornecem alimentos para o PNAE, contando com a participação das pessoas que frequentaram os cursos. Também terá a presença do presidente da Empaer, Nivaldo Magalhães.